Presidente da CBF celebra renovação do Fundo de Legado e colaboração com a FIFA pelo desenvolvimento do futebol

Presidente da CBF celebra renovação do Fundo de Legado e colaboração com a FIFA pelo desenvolvimento do futebol

Primeira reunião no ano sobre Programa da Copa de 2014 é marcada por avanços em projetos e novos anúncios


O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, abriu nesta segunda-feira (19/02) a Reunião de Avaliação Semestral do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Realizada por videoconferência, a sessão de trabalho contou com a participação de representantes das divisões de Federações Membros, Infraestrutura, Governança Financeira e Comunicação da FIFA e dos executivos do Escritório de Projetos CBF|FIFA, além dos colaboradores das Diretorias de Infraestrutura e Patrimônio e de Governança e Conformidade da CBF.

No encontro, que marcou a renovação da parceria entre CBF e FIFA na gestão do fundo, foram apresentadas atualizações sobre o andamento dos projetos e as novas iniciativas que serão financiadas pelo Fundo de Legado nos dois próximos anos.

Abrindo a reunião, Rodrigues destacou a parceria com a FIFA em prol do desenvolvimento do futebol: "A cooperação estabelecida com a FIFA por meio do Escritório de Projetos é de extrema importância e tem possibilitado o resgate da imagem da CBF. Agradeço ao presidente da FIFA, Gianni Infantino, e a todos os envolvidos neste trabalho. A sintonia com a FIFA é resultado das oportunidades de colaboração mapeadas pelo Escritório e das bandeiras levantadas pela CBF, como o combate ao racismo e à violência no futebol e, mais recentemente, a luta contra manipulação de resultados e pela integridade do futebol, um projeto robusto que está sendo construído pela Unidade de Integridade da CBF em conjunto com a FIFA e a Conmebol. Estamos trabalhando incessantemente contra todos os males e más condutas que prejudicam o futebol e parcerias como essas, além de fortalecer o futebol, tornam o mundo melhor".

Jair Bertoni, Diretor de Federações Membros para as Américas da FIFA reiterou a importância do projeto do Legado para ambas as entidades, e destacou o compromisso demonstrado pela CBF com o desenvolvimento do futebol brasileiro.

"Estamos muito satisfeitos em renovar por mais dois anos o Fundo de Legado e de ver a CBF atuando de forma estruturada para concluir as entregas do programa. Estamos confiantes de que todos os objetivos traçados serão alcançados. Estamos no caminho certo, presidente Ednaldo, e iremos acompanhar a CBF em todas estas etapas. Obrigado por seu apoio e por trabalhar junto com a FIFA. Para nós é muito significativo, considerando a força que tem o futebol brasileiro e a CBF no mundo do futebol e no mundo da FIFA. Estamos orgulhosos por avançar nesse projeto com vocês", afirmou Bertoni.

Ednaldo Rodrigues acrescentou: "Nós é que agradecemos por todo o suporte e trabalho em conjunto, Bertoni. Reforçamos recentemente as equipes da Presidência, de Infraestrutura e de Desenvolvimento do Futebol para concluir as entregas previstas, antes mesmo do prazo de dois anos do novo acordo.".

Ricardo Leão, Gerente de Desenvolvimento e Projetos da CBF, avaliou como muito positiva a primeira reunião do ano com a FIFA, celebrando os avanços e novidades nas diferentes frentes de trabalho que fazem parte do Fundo de Legado da Copa.

Reunião Legado FIFA 19-02-24 Reunião Legado FIFA 19-02-24
Créditos: Joilson Marconne/CBF

"Foi uma reunião muito importante e extremamente produtiva, em que a CBF apresentou os avanços nas cinco áreas de investimento do Fundo de Legado, atualizações sobre os 14 Centros de Desenvolvimento que estão em construção, muitos dos quais deverão estar prontos ainda em 2024. Destacamos também a continuidade dos projetos estabelecidos pelo Legado no âmbito do futebol feminino e das categorias de base, que têm sido assegurados pelos investimentos realizados pelo presidente Ednaldo Rodrigues. Também mostramos o planejamento da CBF para continuar e ampliar os projetos sociais já estabelecidos e desenvolver novas iniciativas", disse Leão.

Dentre os pontos destacados na reunião, o avanço nas obras do Centros de Desenvolvimento nos estados que não sediaram a Copa em 2014. Mais da metade têm previsão de inauguração em 2024 e o CT de Rondônia deverá ser o primeiro a ser entregue, no primeiro trimestre de 2024.

O Gol do Brasil passará por uma reestruturação, que inclui a atualização da Licença S, e a integração da iniciativa com o “FIFA Football 4 Schools” e parcerias com organizações da sociedade civil, possibilitando que o projeto ganhe escala em todo o país.

Na área médica, a realização da sétima edição do Simpósio de Educação Continuada está prevista para o início de abril. Em cooperação com a Divisão de Federações Membros da FIFA, o evento será aberto a representantes médicos de Federações de Futebol de países das Américas e de língua portuguesa, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos e práticas, além de promover o trabalho de excelência desenvolvido pelos profissionais brasileiros na medicina esportiva.

A CBF anunciou ainda a contratação da KPMG como nova parceira na governança, gerenciamento de riscos e conformidade do Fundo de Legado.

"Teremos dois anos com muitas inaugurações e ações que em breve o mundo do futebol e o público brasileiro terão a oportunidade de conhecer e vivenciar", assinalou Ricardo Leão ao final da reunião.

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics