Maracanã será sede da final da Copa Libertadores 2020

Maracanã será sede da final da Copa Libertadores 2020

Reunião na sede da Conmebol, no Paraguai, na manhã desta quinta (17) definiu o estádio como palco da decisão da grande competição de clubes da América do Sul

Conmebol anuncia o Maracanã com sede da final única da Libertadores 2020

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O Estádio do Maracanã será o palco da grande decisão da Copa Libertadores 2020. O Maior do Mundo completa 70 anos no ano que vem e foi escolhido após reunião do Conselho da Conmebol na sede da entidade, no Paraguai, com a presença do presidente da CBF, Rogério Caboclo, do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e de demais autoridades do futebol sul-americano e do poder público do estado fluminense. O "Maraca" receberá a grande final no dia 21 de novembro de 2020. O Estádio superou sete concorrentes na eleição, sendo outros cinco brasileiros (Arena Corinthians, Arena do Grêmio, Beira-Rio, Mineirão e Morumbi), o peruano Estádio Nacional de Lima e o argentino Mário Kempes. 

– Estamos muito felizes. É mais uma conquista para o futebol do Brasil, para o torcedor brasileiro e o uso dos grandes equipamentos e da grande qualidade que a gente tem nas cidades. Tenho certeza que o Brasil está preparado e pronto, de braços abertos, para receber mais uma grande competição – declarou o presidente da CBF, Rogério Caboclo, lembrando também da Copa do Mundo Sub-17, que ocorre a partir do próximo dia 26 em Brasília, Espírito Santo e Goiás.

A escolha passou pela experiência considerada satisfatória da Conmebol com a Copa América disputada no Brasil neste ano de 2019. O Maracanã foi o palco da grande decisão da competição, conquistada pela Seleção Brasileira, é considerado um estádio histórico para o futebol mundial e a cidade do Rio de Janeiro tem grande atrativo turístico. A Libertadores começou a ser disputada com final única na temporada atual e o Estádio Nacional de Santiago, no Chile, receberá a primeira decisão em campo neutro da competição no dia 23 de novembro. 

Conselho da Conmebol em Assunção definiu o Maracanã como sede da final da Libertadores 2020 Conselho da Conmebol em Assunção definiu o Maracanã como sede da final da Libertadores 2020
Créditos: Lucas Figueiredo / CBF

– Acabo de sair do conselho da Conmebol e recebi a notícia maravilhosa de que nós vencemos. Seremos a sede da final da Libertadores de 2020. Juntamente com o presidente Rogério Caboclo, da CBF, estamos transmitindo para vocês em primeira mão essa novidade. Agradeço o empenho da CBF de mostrar o Brasil e, especialmente, pelo Rio de Janeiro ter tido essa oportunidade. O Maracanã está completando 70 anos e vamos fazer uma grande festa para comemorar esse grande palco do mundo e do Rio de Janeiro – destacou o governador Wilson Witzel.

O Maracanã foi palco de duas finais de Copa do Mundo. A primeira foi no ano de sua inauguração, em 1950, e a segunda em 2014, quando o Brasil recebeu o Mundial novamente. O Maior do Mundo já sediou duas finais de Libertadores, em 1981 e em 2008. O Estádio também recebeu partidas da Copa das Confederações de 2013, incluindo a grande decisão, e cerimônias de abertura e encerramento do Pan-Americano de 2007 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Reunião foi realizada na sede da Conmebol e contou com a presença do presidente da CBF, Rogério Caboclo, e do Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel Reunião foi realizada na sede da Conmebol e contou com a presença do presidente da CBF, Rogério Caboclo, e do Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel
Créditos: Lucas Figueiredo / CBF

Construído em 1950 para a Copa do Mundo, o Maracanã passou por algumas reformas ao longo dos seus 69 anos. A última delas foi entre 2010 e 2013 para receber o segundo Mundial. O Estádio tem capacidade para 78.838 torcedores, foi modernizado e preenche quesitos internacionais de segurança, logística e sustentabilidade.

O Conselho da Conmebol também anunciou a sede da final da Copa Sul-Americana de 2020. O Estádio Mário Kempes, em Córboda, na Argentina, receberá a grande decisão. Assim como a Libertadores, a competição passou a ser decidida em final única nesta temporada. Este ano a decisão é no La Olla Azulgrana, no Paraguai.