Juninho Paulista assume Diretoria de Desenvolvimento do Futebol Brasileiro

Juninho Paulista assume Diretoria de Desenvolvimento do Futebol Brasileiro

Juninho Paulista será o dirigente à frente da Diretoria de Desenvolvimento do Futebol. Novidade foi apresentada por Rogério Caboclo, em sua cerimônia de posse

Campeão do Mundo em 2002 e da Copa das Confederações em 1997 com a Seleção Brasileira, o ex-jogador e gestor de futebol Juninho Paulista será o dirigente à frente da Diretoria de Desenvolvimento do Futebol, departamento que passa a fazer parte da estrutura organizacional da Confederação Brasileira de Futebol. A novidade foi apresentada pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, durante a sua cerimônia de posse realizada nesta terça-feira (9), na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

– Juninho representa o que queremos para o futebol brasileiro. É um vencedor dentro e fora de campo. Um exemplo de seriedade e profissionalismo. Pentacampeão do mundo com a seleção brasileira, ídolo dos clubes em que atuou e com sólida carreira como dirigente – exaltou Rogério Caboclo.

Desde 2009 Juninho Paulista passou a atuar fora dos gramados com a mesma competência e comprometimento característicos em toda a sua carreira vitoriosa como atleta. Exigente e dedicado, transformou a gestão do Ituano, clube no qual foi formado. A equipe paulista elevou seu patamar administrativo sob o comando de Juninho, e os resultados refletiram-se em campo. Em 2014, o time profissional conquistou o Campeonato Paulista pela segunda vez na história e passou a figurar em competições nacionais da CBF, com destaque para a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil, em 2015.    

– Completo 10 anos como gestor de futebol em junho. Aprendi nesses anos que quanto mais simples e objetivo for o seu trabalho no futebol, melhor será o resultado. Queremos resgatar a essência do nosso futebol, o amor que a minha geração tinha em representar o futebol brasileiro. Para isso, olhar para o futebol de base é essencial, acompanhar o desenvolvimento dos atletas e de quem os desenvolve – projeta Juninho sobre sua atuação.

Osvaldo Giroldo Júnior, o Juninho Paulista, tem 46 anos e vestiu a camisa da Seleção Brasileira por quase uma década. Representou o Brasil em 54 oportunidades e conquistou seis títulos, com destaque para o pentacampeonato mundial em 2002 e a Copa das Confederações em 1997. Durante a carreira como jogador, brilhou em equipes da elite do futebol brasileiro como São Paulo, Vasco, Flamengo e Palmeiras. Na Europa, destacou-se na Espanha e na Inglaterra. Em 2008, foi eleito pelo periódico britânico The Sun o melhor jogador brasileiro com passagem pelo futebol inglês.

Conselho de craques

O novo diretor de Desenvolvimento do Futebol da CBF, Juninho Paulista, também fará parte do Conselho de Craques, mais uma novidade anunciada por Rogério Caboclo durante sua posse. Um time de craques que discutirá as diretrizes do futebol desde as categorias de base até a estrutura do futebol profissional e do futebol feminino. Além de Juninho, o grupo terá os ex-jogadores Cafu, Ricardo Rocha, Jairzinho, Careca, Zinho, Gilberto Silva, Pretinha e Michael Jackson, e os ex-treinadores Carlos Alberto Parreira e Muricy Ramalho.