Instrutor da FIFA ministra aula sobre VAR em terceiro dia de workshop

Instrutor da FIFA ministra aula sobre VAR em terceiro dia de workshop

Mike Van der Roest, chefe de arbitragem do projeto do VAR, falou aos presentes no Workshop do VAR nesta quarta-feira (13)

Workshop do VAR com instrutores da FIFA - 2021 Workshop do VAR com instrutores da FIFA - 2021
Créditos: Alex Ramos/CBF

Foi dia de colocar os fones de ouvido no Workshop do VAR! A quarta-feira (13) foi de aula internacional no evento, que conta com a presença de instrutores da FIFA e de representantes da arbitragem dos 27 estados brasileiros. Chefe de arbitragem do projeto do VAR na FIFA, o holandês Mike Van der Roest comandou as palestras do dia no Rio de Janeiro.

A participação de Mike Van der Roest começou pela manhã, reforçando conceitos do VAR e explicando detalhes sobre o programa atual da FIFA, seus protocolos e a implementação do árbitro de vídeo pela entidade. Pela manhã, Van der Roest falou sobre a formação de um árbitro de vídeo, como ele deve se preparar e os obstáculos que ele precisa superar até chegar ao nível exigido de capacitação. Durante esta quarta-feira, 26 dos 27 presidentes de arbitragem de federações estaduais do país estiveram presentes.

Na parte da tarde, os presentes foram até o Centro de Excelência de Arbitragem Brasileira para uma imersão nos simuladores do VAR, onde puderam aplicar na prática as lições passadas por Mike Van der Roest durante a manhã. Ao todo, mais de 300 pessoas acompanharam as aulas, presencial e virtualmente.

"Foi um dia muito intenso, com muitas informações. Acredito que todos os participantes puderam aproveitar as instruções, tanto da FIFA, quanto da CONMEBOL. Tivemos momentos práticos, momentos teóricos. Além disso, também pudemos passar esses conhecimentos de maneira virtual para os nossos árbitros da SENAF (Seleção Nacional de Árbitros de Futebol), com eles podendo observar e receber essas instruções diretamente da FIFA. Foi realmente um dia que todos desfrutaram muito", disse o Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba.

Além do próprio holandês, o Workshop do VAR conta também com a participação de Dirk Schlemmer, líder de implementação do projeto do VAR, Sebastian Runge, head de tecnologia no futebol, e Guilherme Barbosa, gerente de implementação do VAR da FIFA. Presidente da Comissão de Árbitros da CONMEBOL, Wilson Seneme foi outro nome importante a marcar presença no evento.

A programação do Workshop do VAR vai até sexta-feira, com participação dos instrutores da FIFA e com a apresentação do RADAR, sistema de análise de desempenho desenvolvido pela arbitragem brasileira.