Fernando Solera palestra para equipe do Operário Ferroviário

Fernando Solera palestra para equipe do Operário Ferroviário

Palestrante explicou o procedimento do exame antidoping, algumas das substâncias que são proibidas e mostrou casos de atletas que testaram positivo no doping

Membros e atletas do Operário Ferroviário recebem palestra de Fernando Solera sobre exame antidoping

Créditos: Divulgação/site oficial Operário Ferroviário

Presidente da Comissão de Controle Antidoping da CBF, Fernando Solera, comandou palestra sobre doping no futebol para jogadores e os membros da comissão técnica da equipe profissional e das categorias de base do Operário Ferroviário,nesta terça-feira (16). Solera explicou como é realizado o exame, quais as substâncias proibidas e quais podem ser pegas e exemplificou alguns casos de atletas que testaram positivo no doping. 

Em relação ao cuidado com o atleta, o Fernando Solera explicou que ao usar uma substância proibida o mesmo não se importa com as consequências, então a preocupação é principalmente com o doping involuntário. 

– Orientar sobre as situações de risco que possam passar despercebidas para o jogador, como uma contaminação ou um medicamento mal tomado. Nas palestras, nós tentamos passar os princípios básicos de uma campanha antidoping: igualdade, saúde e ética. É uma maneira do atleta entender a importância deste controle. Acredito que estamos progredindo, já temos inúmeros jogadores que participam e eu peço para que eles multipliquem essa ideia – comentou. 

O médico do Operário, Dr. José Augusto Bach Júnior, destacou a importância da discussão para os atletas da base e enalteceu a aula dada por Fernando Solera.

– Tivemos a felicidade de receber uma palestra de alto nível, por pessoas que estão no topo do nosso esporte hoje. Foi uma aula muito interessante, em especial para que os jogadores da base entendam a importância da campanha antidoping na carreira deles desde cedo. Mesmo porque, às vezes, por má informação ou falta de cuidado, acaba-se perdendo um bom atleta – analisou o médico sulista. 

Além do Dr. Fernando Solera, também estiveram presentes o Vice-presidente da Comissão de Controle Antidoping, Dr. Octávio da Silveira Neto e os membros da Comissão de Controle Antidoping do Paraná, Aguimar Oliveira e Leudemir Santos.