Escolhida empresa que fará exploração das placas de publicidade do Campeonato Brasileiro da Série A

Escolhida empresa que fará exploração das placas de publicidade do Campeonato Brasileiro da Série A

Seguindo as melhores práticas de Governança e Conformidade, o processo foi conduzido pela empresa de consultoria Ernst & Young com total independência

Momentos da Festa de Abertura do Brasileirão 2018, na Arena Corinthians

Créditos: CBF / Divulgação

O processo concorrencial referente à exploração das placas de publicidade estáticas para o Campeonato Brasileiro da Série A foi encerrado.

Seguindo as melhores práticas de Governança e Conformidade, o processo foi conduzido pela empresa de consultoria Ernst & Young com total independência.

O vencedor do processo foi o consórcio formado pelas empresas Sport Promotion e Ecotonian, escolhido a partir da deliberação dos clubes da Série A.  Coube aos clubes a validação das etapas do processo, bem como a escolha da melhor proposta para exploração dos referidos direitos.

O processo iniciou pelo entendimento do objeto da contratação e elaboração de RFP (request for proposal), que foi enviada ao mercado em 24 de janeiro. O documento foi enviado para 19 empresas com experiência no mercado.

As entregas das propostas comerciais e técnicas foram feitas diretamente à EY e foram finalizadas em 31 de janeiro. 

As propostas técnicas e comerciais foram apresentadas pela EY aos clubes no dia 7 de fevereiro, em reunião na sede da CBF. Após tomarem conhecimento das deliberações dos clubes por meio da EY, as empresas proponentes tiveram a oportunidade de atualizar suas propostas. 

Para as empresas classificadas tecnicamente foi realizado um processo de verificação documental da empresa e dos sócios. Em 22 de fevereiro, em nova reunião para apreciação das condições apresentadas, os clubes selecionaram o vencedor, de acordo com critérios técnicos e comerciais.

Etapas do processo concorrencial:

1 – Estratégia de Contratação

  • Entendimento dos direcionadores e requisitos;
  • Análise da especificação técnica enviada pela CBF e RFP’s similares;
  • Recomendação da estratégia de contratação.

2 – Processo de Cotação

  • Estruturação do BID/RFP (edital e planilha de cotação);
  • Envio, follow-up e esclarecimentos referentes ao BID/RFP (interação com fornecedores).

3 – Recebimento das Propostas

  • Recebimento das propostas dos proponentes do BID;
  • Verificação quanto ao atendimento dos critérios técnicos e comerciais requeridos no BID;
  • Background check dos proponentes.

4 – Negociação e Decisão

  • Equalização das ofertas e sugestão de short list de proponente;
  • Relatório para homologação dos resultados e recomendação do proponente vencedor.

 

Sobre a Sport Promotion e a Ecotonian:

“Ecotonian Sport Ltd. é uma empresa com sedes na Suíça e na Inglaterra, fornecendo financiamento a clubes e federações esportivas, mas focado principalmente em futebol. A agência está há mais de quatro anos no mercado de financiamento do futebol, baseado nas experiências anteriores de seus fundadores. Operando com clubes de futebol da Premier League e da La Liga e diretamente com a Bundesliga da Alemanha, a Serie A da Itália, a Ligue 1 da França e a Federação Portuguesa de Futebol, a Ecotonian começou com a ambição de mudar o jeito de financiar o futebol, através de uma estrutura transparente, com ações na Bolsa de Valores, cumprindo com as regras do mercado financeiro profissional, e contando com um alto nível de governança, sendo, até hoje, o único financiador de futebol com essa estrutura no mercado. Ecotonian é um “one-stop shop” para os clubes de futebol, prezando por serviços com transparência, inovação e profissionalismo, sempre utilizando contratos claros e simplificados.”

“A Sport Promotion Marketing Esportivo é uma das empresas mais tradicionais e uma das líderes de mercado no Brasil. Especializada em comercialização de direitos comerciais de competições esportivas, organização de eventos e consultoria estratégica, possui 36 anos de mercado com vasta experiência e importantes realizações no esporte profissional do Brasil. Reconhecida no mercado pela excelência de qualidade, a Sport Promotion presta assessoria aos seus clientes na elaboração completa de eventos, incluindo tabelas e horários de jogos, promoção, logística, produção, captação e distribuição de imagens da competição, com extensão para a comercialização de direitos e deveres internacionais.”