Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF apresenta avaliações para retorno do futebol em Webinar

Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF apresenta avaliações para retorno do futebol em Webinar

Profissionais especialistas na área e médicos da CBF mostraram as primeiras impressões para os protocolos de volta do futebol no Brasil

Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF apresenta avaliações para retorno do futebol em Webinar Créditos: CBF

A noite desta quinta-feira (11) foi de debate e troca de conhecimentos. Em mais um Webinar online e transmitido ao vivo pela CBF TV, desta vez organizado pela Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF, o tema “Futebol: Retorno aos Treinos. Avaliação Inicial” foi apresentado e comentado pelos profissionais convidados. O assunto é de grande interesse do público por conta do novo Covid-19 e da paralisação do esporte.

Abrindo as apresentações, Walter Feldman, Secretário-Geral da CBF, iniciou o tema do retorno do futebol e do empenho da entidade para conseguir fazê-lo de forma segura, considerando todas as medidas de saúde. Em seguida, o Dr. Jorge Pagura, Presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF, explicou como estão sendo criados os protocolos, o trabalho com especialistas e que tudo foi adaptado por profissionais do futebol especialmente para a modalidade. Pagura citou a importante participação do Dr. Sérgio Wey, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein e parceiro na elaboração do plano de ação do retorno.

O Webinar foi conduzido por Diogo Netto, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Confederação. A primeira apresentação foi feita pelo Dr. Márcio Dornelles, do Grêmio, que explicou todos os procedimentos adotados pelo clube, que já voltou aos treinamentos no início do mês. O Dr. Rodrigo Hoffmeister, médico do Internacional, também falou sobre a realidade da equipe gaúcha e o que foi feito desde o início da pandemia.

Os treinamentos também já foram iniciados em Minas Gerais e foi o Dr. Haroldo Aleixo, do Atlético Mineiro, que apresentou a estratégia do clube para o retorno seguro. O trabalho também conta com a participação do Dr. Rodrigo Lasmar, que atende ainda a Seleção Brasileira e teve grande importância no processo. Representando o América-MG, a Dra. Flávia Magalhães completou o exemplo mineiro com os dados da equipe que ela atende.

Por último, completando o debate com mais exemplos, desta vez vindos de Santa Catarina, os médicos Dr. Fabiano Winckler, da Chapecoense, e Dr. Luis Fernando Funchal, do Avaí, fizeram suas palestras e mostraram a realidade das instituições neste momento. Todas as apresentações falaram sobre os resultados dos testes, mostraram números e explicaram as avaliações dos exames, mostrando melhor os casos positivos, negativos e outras situações.

Encerrando o Webinar, o Dr. Sérgio Wey respondeu perguntas sobre os testes de Covid-19 e os procedimentos adotados pelos infectologistas neste período. As perguntas foram enviadas também pelas pessoas que estavam acompanhando as palestras através da CBF TV.