Com finais estaduais e encontros institucionais, Presidente da CBF conclui agenda pelo Norte e Nordeste

Com finais estaduais e encontros institucionais, Presidente da CBF conclui agenda pelo Norte e Nordeste

Em um intervalo de três dias, Rogério Caboclo visitou quatro estados e prestigiou competições estaduais em um fim de semana decisivo

Presidente Rogério Caboclo participa da premiação do Campeonato Maranhense no Estádio Castelão em São Luís Presidente Rogério Caboclo participa da premiação do Campeonato Maranhense no Estádio Castelão em São Luís
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O Presidente da CBF, Rogério Caboclo, concluiu nesta segunda-feira (24) uma agenda de compromissos pelas regiões Norte e Nordeste do país. Em um fim de semana decisivo para várias competições estaduais, Caboclo esteve em quatro estados diferentes em apenas três dias, reforçando o compromisso da CBF de estar cada vez mais próxima de federações, clubes e todos que trabalham pelo nosso futebol.

Ao fim de sua última visita nesta viagem, em Macapá (AP), o Presidente da CBF falou sobre a importância de se conectar com o futebol de todas as regiões do país.

"Tratamos todos de forma igual, séries A, B, C e D... Cada um dentro das suas expectativas e daquilo que a gente pode entregar. Com todo respeito a todos, com dedicação a todos. De todas as visitas, a gente tira grandes aprendizados. Isso para nós é muito importante. A CBF é uma entidade muito grande, muito organizada, poderosa e respeitada mundo afora. Mas nem por isso ela é suficiente pra dizer que não tem nada a perder”, disse Rogério Caboclo.

Rogério Caboclo, Presidente da CBF, acompanha a final do Campeonato Piauiense entre Altos x Fluminense-PI, em Piripiri Robert Brown, Rogério Caboclo e Jovê Oliveira durante a premiação do Campeonato Piauiense.
Créditos: Thais Magalhães/CBF

A primeira viagem de Rogério Caboclo neste fim de semana foi no sábado (22), quando o Presidente da CBF foi até Piripiri, no interior do Piauí, para acompanhar à final do Campeonato Piauiense, entre Altos e Fluminense. Caboclo marcou presença na Arena Ytacoatiara acompanhado de Robert Brown, Presidente da Federação Piauiense de Futebol, e Jovê Oliveira, Prefeita de Piripiri (PI).

Depois da partida, que coroou o Altos como campeão, Rogério Caboclo desceu até o gramado para participar do protocolo de premiação do Campeonato Piauiense.

Antes da decisão, Rogério Caboclo e Robert Brown almoçaram na capital piauiense com o Secretário de Governo de Teresina, Adolfo Nunes, o ex-senador João Vicente, o Deputado Estadual, Júlio Acorverde, o Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí, Marcelo Pio, e o vereador de Teresina, Renato Berger.

Presidente Rogério Caboclo participa da premiação do Campeonato Maranhense no Estádio Castelão em São Luís Rogério Caboclo entrega a taça para os jogadores do Sampaio Corrêa.
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Na manhã do dia seguinte, foi a vez do Presidente da CBF acompanhar a grande decisão do Campeonato Maranhense. Nas tribunas do Estádio Castelão, em São Luís (MA), Rogério Caboclo assistiu à vitória do Sampaio Corrêa por 3 a 1 sobre o Moto Club. O Presidente da CBF teve a companhia do Presidente da Federação Maranhense de Futebol, Antônio Américo, do Vice-Presidente da CBF, Fernando Sarney, da Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão, Márcia Andréa Pereira, e do Secretário Estadual de Esporte e Lazer do Maranhão, Rogério Rodrigues Lima.

Após o apito final, que sacramentou mais um título estadual para o Sampaio Corrêa, Rogério Caboclo foi até o gramado do Castelão para entregar medalhas e o troféu de campeão aos jogadores da Bolívia Querida e ao presidente do clube, Sérgio Frota. O Presidente da Federação Maranhense, Antônio Américo, também participou do protocolo e destacou a presença de Caboclo.

"A presença do Presidente da CBF para nós é de fundamental importância, mostra que nós estamos no caminho certo, trabalhando em prol do futebol maranhense. A gente só tem a agradecer. Foi um grande espetáculo, os dois melhores times, que foram mais regulares no campeonato. Fizeram um grande jogo, com um nível técnico elevado", comentou.

Presidente Rogério Caboclo participa da premiação do Campeonato Maranhense no Estádio Castelão em São Luís Antônio Américo, Sérgio Frota, Rogério Caboclo e Fernando Sarney.
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Depois de acompanhar a final do Campeonato Maranhense, Rogério Caboclo embarcou rapidamente para assistir outra decisão estadual ainda no domingo. O Presidente da CBF foi até Belém, onde, no Estádio da Curuzu, prestigiou o duelo entre Paysandu e Tuna Luso, a finalíssima do Campeonato Paraense.

Em uma disputa emocionante, o Paysandu derrotou a Tuna por 4 a 1 e ficou com o título do Paraense. O Lobo estava em desvantagem e buscou a taça em uma partida eletrizante, como descreveu Rogério Caboclo.

"Foi uma partida eletrizante, uma partida que raras vezes vi na vida. Até o último minuto tudo podia acontecer. Foi realmente épico", comentou o Presidente da CBF.

Durante a partida, Caboclo encontrou os presidentes do Paysandu, Maurício Ettinger, e da Tuna Luso, Graciete Maués. O Presidente da CBF, mais uma vez, participou do protocolo de premiação, em que foi acompanhado pelo Presidente da Federação Paraense de Futebol, Adélcio Torres, que valorizou o prestígio de Caboclo na decisão.

"Quero agradecer a presença do nosso presidente, Rogério Caboclo, que veio dar sorte para o nosso futebol e viu esse espetáculo que todos vocês viram. Uma coisa inédita para o futebol paraense, um presidente da CBF vindo prestigiar nossos campeonatos aqui no Norte. Quero agradecê-lo por isso", afirmou.

Rogério Caboclo durante a premiação do Campeonato Paraense, ao lado de Adélcio Torres.
Créditos: Fernando Torres/CBF

Após a final do Campeonato Paraense, Rogério Caboclo visitou a residência do Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA). O Presidente da CBF foi acompanhado por Adélcio Torres em um jantar na casa do Governador, que contou ainda com a presença de presidentes de clubes locais, autoridades estaduais e municipais.

Caboclo foi presenteado pelo governador com lembranças da cultura paraense, e retribuiu a cortesia com uma camisa autografada da Seleção Brasileira. Durante a visita, os dois conversaram sobre a final do Campeonato Paraense, o desenvolvimento do futebol da região e os planos que o Governo do Pará tem para a reforma do Mangueirão, um dos mais tradicionais estádios do país.

Helder Barbalho recebe camisa autografada da Seleção Brasileira durante jantar com Rogério Caboclo.
Créditos: Marco Santos

A agenda de compromissos de Rogério Caboclo chegou ao fim na última segunda-feira (24), quando o Presidente da CBF viajou até Macapá para fazer uma visita à Federação Amapaense de Futebol (FAF). Na sede da entidade, foi recebido pelo Vice-Presidente da FAF, Netto Góes, que inaugurou uma placa marcando este momento significativo para a federação.

Durante a visita, Rogério Caboclo se reuniu com alguns dos principais dirigentes do futebol amapaense e pôde conversar e trocar ideias para o desenvolvimento do futebol brasileiro e, principalmente, da região. Em discurso para os presentes, o Presidente da CBF agradeceu pela oportunidade de conhecer de perto o futebol do Amapá.

"Senhoras e senhores, me sinto honrado por estar aqui em Macapá, no Estado do Amapá, pela primeira vez. Tenho muita admiração por essa terra, de tão bem que já ouvi falar dela, de tanta gente amiga, sei que é um povo hospitaleiro e alegre. Me sinto muito bem aqui. Fui muito bem recebido pelo Netto Góes, agradeço a presença de todos. É muito importante a CBF estar aqui, como foi perguntado, porque isso demonstra que não existe diferença entre os clubes", declarou Rogério Caboclo.

O Presidente da CBF aproveitou a visita à capital amapaense para conhecer o terreno onde será instalado o Centro de Desenvolvimento de Futebol no Amapá. A obra, que tem início previsto para agosto, será financiada pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Presidente Rogério Caboclo visita a sede da Federação Amapaense de Futebol Netto Góes e Rogério Caboclo na sede da Federação Amapaense de Futebol.
Créditos: Rosilvado Nascimento

Presidente Rogério Caboclo conhece terreno do Centro de Desenvolvimento do Futebol no Amapá Presidente Rogério Caboclo conhece terreno do Centro de Desenvolvimento do Futebol no Amapá
Créditos: Rosilvado Nascimento