CBF e Federação Maranhense entregam ambulância para hospital do Maranhão

CBF e Federação Maranhense entregam ambulância para hospital do Maranhão

O veículo foi entregue ao Hospital de Cuidados Intensivos, em São Luís (MA). A cerimônia contou com a presença do Presidente da Federação Maranhense de Futebol.

Entrega da Ambulância HCI em São Luís-MA Entrega da Ambulância HCI em São Luís-MA
Créditos: Leandro Lopes

A CBF e a Federação Maranhense de Futebol entregaram, nesta segunda-feira (26), a ambulância do projeto Craques da Saúde destinada ao Hospital de Cuidados Intensivos, em São Luís (MA). O FIAT FIORINO AMBULÂNCIA foi doado em cerimônia que contou com a presença do Presidente da Federação Maranhense, Antônio Américo, do Secretário de Saúde do Estado do Maranhão, Carlos Lula, e do Diretor Clínico do HCI, Marcus Granjeiro.

Antônio Américo reafirmou a felicidade que é poder contribuir neste momento difícil que o Brasil passa. Além disso, o Presidente da FMF, representando a CBF na formalidade, mostrou a sua gratidão em nome de todo o povo maranhense.

"O estado do Maranhão e a Federação Maranhense de Futebol agradecem este presente dado ao povo do Maranhão", declarou Antônio Américo, Presidente da Federação Maranhense.

O HCI foi o escolhido para receber o veículo por ser referência ao combate da pandemia do COVID-19 no Maranhão, além de contar com a unidade do Sistema Único de Saúde que mais recuperou pacientes no estado. O automóvel possui equipamentos necessários para auxiliar no transporte e no tratamento de pacientes. 

"Agradecemos muito à CBF. O futebol é um esporte que move a paixão e a vida de muitos brasileiros. A ambulância é necessária para fazermos o transporte sanitário seguro de nossos pacientes", disse Carlos Lula, Secretário de Saúde do Estado do Maranhão.

Segundo dados do governo estadual, desde a criação do hospital em abril de 2020, mais de 13 mil pessoas foram atendidas, entre ambulatório e internação hospitalar. 

"A ambulância vai nos auxiliar no transporte dos paciente. Ela vai ajudar bastante, porque vai somar a outra ambulância que já temos. Assim como conseguir pegar os pacientes mais cedo nas UPAs e fazendo que tenhamos um menor tempo gasto, para assim melhor atendê-los", falou Marcus Granjeiro, Diretor Clínico do HCI.

O Craques da Saúde é um projeto da CBF em parceria com as federações estaduais de futebol que contribuiu com a doação de 27 ambulâncias para hospitais de todo o país. Em cada estado brasileiro, a unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) que mais recuperou pacientes da Covid-19 recebeu a ambulância. As doações foram celebradas em jogos do Brasileirão Assaí 2020. A chave simbólica da ambulância do Hospital de Cuidados Intensivos de São Luis, por exemplo, foi entregue na partida entre Flamengo e Internacional, no Maracanã.