CBF divulga Regulamento de Licença de Clubes

CBF divulga Regulamento de Licença de Clubes

Documento de 33 páginas estabelece estrutura, procedimentos e critérios técnicos que serão exigidos para a disputa das competições a partir de 2018

Arte Institucional 2015 Arte Institucional 2015
Créditos: MoWA Sports

A Resolução da Presidência da CBF Nº 01/2017 criou, nesta quarta-feira (8), o Regulamento de Licença de Clubes. O documento de 33 páginas estabelece a estrutura, os procedimentos e os critérios técnicos que serão exigidos para a disputa das competições nacionais e internacionais a partir de 2018.

Esse conjunto de padrões foi instituído a partir da necessidade de existência de um sistema nacional eficiente para incentivar o desenvolvimento estrutural e a adoção de melhores práticas de gestão, transparência e equilíbrio financeiro pelos clubes.

A obtenção de licença será essencial para um clube brasileiro participar das competições continentais da Conmebol na temporada 2018: Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Recopa. Para os campeonatos nacionais, a CBF elaborou um cronograma gradativo para adoção em cada temporada.

2018 – Campeonato Brasileiro da Série A
2019 – Campeonato Brasileiro da Série B
2020 – Campeonato Brasileiro da Série C
2021 – Campeonato Brasileiro da Série D

Anualmente, a CBF vai divulgar os critérios específicos aplicáveis a cada série do Brasileirão, assim como as regras de licenciamento para outras competições coordenadas pela entidade.

Confira, nos documentos anexos (abaixo), a RDP 01/2017 e o Regulamento de Licença de Clubes, na íntegra.

Anexos

  • Resolução da Presidência da CBF Nº 01/2017

  • Regulamento de Licença de Clubes 2017

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics