CBF, Conmebol e FERJ abrem 1° Encontro de Compliance

CBF, Conmebol e FERJ abrem 1° Encontro de Compliance

Evento reúne dirigentes, advogados e jornalistas no Rio de Janeiro. Todas as palestras têm transmissão ao vivo em teleconferência para as federações estaduais

Encontro de Compliance da CBF na FERJ. André Megale, Rubens Lopes e Graciela Garay

Encontro de Compliance da CBF na FERJ. André Megale, Rubens Lopes e Graciela Garay

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Encontro de Compliance da CBF na FERJ. André Megale

Encontro de Compliance da CBF na FERJ. André Megale

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Encontro de Compliance da CBF na FERJ. Rubens Lopes

Encontro de Compliance da CBF na FERJ. Rubens Lopes

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Encontro de Compliance da CBF na FERJ. Graciela Garay

Encontro de Compliance da CBF na FERJ. Graciela Garay

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O 1° Encontro de Compliance da CBF foi iniciado na manhã desta terça-feira (30), na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), ao lado do Maracanã, Zona Norte da Cidade Maravilhosa. A programação começou com a abertura realizada pelo presidente da entidade anfitriã, Rubens Lopes, o diretor de Governança e Conformidade da CBF, André Megale, e a diretora de Compliance da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Graciela Garay.

No auditório da FERJ, o evento está sendo acompanhado por dirigentes, advogados, gestores profissionais e jornalistas. Desde o primeiro minuto, as atividades estão sendo transmitidas ao vivo pela CBF TV a todas as federações estaduais, que também fazem parte do público-alvo das apresentações. Os comentários e perguntas são enviados por e-mail e levados aos palestrantes.

Crescimento fora de campo

Para o presidente da FERJ, receber o encontro é motivo de orgulho e responsabilidade, mostrando o apoio da entidade aos novos rumos administrativos do esporte mais popular do mundo. Ele ressaltou que o compliance se transformou em requisito básico para o desenvolvimento do futebol a longo prazo.

– Gestão ganha jogo e estamos aqui para ajudar os clubes e federações nessa caminhada. Reitero nosso agradecimento por receber este evento e ter a oportunidade de avançar em um quesito tão importante para o nosso futebol – afirmou Rubens Lopes.

O diretor de Governança e Conformidade da CBF destacou o esforço da confederação para implementar, internamente, o compliance e levar os conceitos de ética organizacional às federações e aos clubes afiliados.

– Esse encontro é uma prova do interesse da CBF, Conmebol e federações em unir esforços para a criação e permanência do ambiente de compliance nas instituições. Iniciativas como essa disseminam conhecimento, que chega a todas as esferas da estrutura do nosso futebol – disse Megale.

André exibiu um vídeo gravado, especialmente, para a ocasião pelo diretor de Compliance da FIFA, Edward Hanover, que falou sobre a importância da reunião para uma projeção positiva da governança das entidades e clubes brasileiros.

– É muito bom saber que todos estão interessados em aplicar e compartilhar boas práticas. O que vocês estão fazendo neste momento trará ótimos resultados para todos no futuro – ratificou Hanover.

A diretora de Compliance da Conmebol, encerrando a abertura e já introduzindo temas de sua palestra, agradeceu pelo convite e lembrou que o futebol merece essa dedicação da CBF para aumentar a transparência e a clareza nas ações.

– Não é fácil, mas necessário. A Conmebol encarou o desafio em meio a muita tormenta e vem mostrando resultados no resgate do orgulho do futebol sul-americano. Esse evento é um exemplo de preocupação que a CBF com a evolução do futebol dentro e fora do campo – concluiu Graciela Garay.

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics