CBF assina acordo com Prefeitura de Porto Alegre para implantar o programa Futebol na Escola

CBF assina acordo com Prefeitura de Porto Alegre para implantar o programa Futebol na Escola

Programa será oferecido em 56 instituições de Ensino Fundamental a partir do segundo semestre,

Programa será oferecido em 56 instituições de Ensino Fundamental a partir do segundo semestre Programa será oferecido em 56 instituições de Ensino Fundamental a partir do segundo semestre
Créditos: Alex Rocha/PMPA

A CBF assinou, nesta sexta-feira (4), com a prefeitura de Porto Alegre, o termo de intenção para oferecer o Programa Futebol na Escola em 56 instituições de Ensino Fundamental a partir do segundo semestre deste ano. Porto Alegre será a primeira cidade do Sul do país a contar com o programa, que busca promover a transformação social através do futebol, oferecendo capacitação e estrutura metodológica. 

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, ressaltou que o futebol é um instrumento de esporte e educação que traz saúde e segurança social. O dirigente adiantou que esse projeto social será bem-acolhido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e designou o especialista em Alta Performance junto à Fifa, Diogo Netto, para detalhar o acordo. O prefeito Sebastião Melo destacou que Porto Alegre possui 684 praças, nove parques e diversos centros esportivos comunitários.

"Nós recriamos a Secretaria de Esporte porque acreditamos que as práticas esportivas propiciam uma verdadeira inclusão social e transversal. Apostamos nas nossas crianças e encontramos no esporte, além do bem-estar e convivência, a disciplina. Este projeto é um muito bem-vindo", disse o Prefeito Sebastião Melo.

O Programa Futebol na Escola será integrado ao Clube Escolar, a ser lançado pela capital gaúcha nos próximos meses, que prevê a inclusão de alunos com bom rendimento escolar em modalidades esportivas oferecidas pela rede municipal de ensino. "Nós não inventamos a roda. Vamos fazer a roda andar", disse o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos de Oliveira Pereira.

A secretária Municipal de Educação, Janaína Audino, afirmou que a parceria com a CBF soma-se ao trabalho conjunto que a sua pasta desenvolve com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e é extremamente importante para restabelecer o vínculo aluno-escola, tornando o ensino mais atrativo.

"Educação e esporte são segmentos que constituem o desenvolvimento integral dos estudantes. Essa parceria qualificará a oferta da modalidade do futebol nas escolas municipais", disse Janaína Audino, secretária Municipal de Educação.

Já o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, destacou que essa parceria fortalece o lado lúdico e de inclusão social. O ato de assinatura também contou com as presenças do secretário adjunto Filipe Tiesbierik, dos diretores Rodrigo Kandrik (Esportes), Débora Garcia (Juventude), além de desportistas.


Veja mais