Brasileiro 2019: CBF realiza Seminário de Operações com clubes das Séries A, B e C

Brasileiro 2019: CBF realiza Seminário de Operações com clubes das Séries A, B e C

Diretoria de Competições reuniu os clubes das três divisões para Seminário de Operações do Campeonato Brasileiro de 2019

Seminário de Operações do Brasileirão 2019

Seminário de Operações do Brasileirão 2019

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Seminário de Operações do Brasileirão 2019

Seminário de Operações do Brasileirão 2019

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Seminário de Operações do Brasileirão 2019

Seminário de Operações do Brasileirão 2019

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Seminário de Operações do Brasileirão 2019

Seminário de Operações do Brasileirão 2019

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Seminário de Operações do Brasileirão 2019

Seminário de Operações do Brasileirão 2019

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Seminário de Operações do Brasileirão 2019

Seminário de Operações do Brasileirão 2019

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Seminário de Operações do Brasileirão 2019

Seminário de Operações do Brasileirão 2019

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A Diretoria de Competições da CBF reuniu, nesta sexta-feira (16), os representantes dos clubes das Séries A, B e C, representantes das federações estaduais, emissoras detentoras de direitos de transmissão e entidades de imprensa para realizar o Seminário de Operações do Campeonato Brasileiro de 2019, com o objetivo de esclarecer e apresentar todas as ações promocionais que irão envolver o campo de jogo e seu entorno. 

Protocolo


Em relação ao protocolo realizado durante a partida, o campo deverá estar limpo com trinta minutos anteriores ao início. Em relação ao posicionamento perante o campo, repórteres de rádio deverão estar atrás dos gols ao entrar em campo, fotógrafos posicionados na lateral para hino e TV Ao vivo realizar entrevista aos técnicos apenas após o hino. 

Durante o intervalo a Rádio não participa das entrevistas, apenas ao fim e por fora do gradeado, enquanto a TV ao vivo realiza no intervalo e no fim dos confrontos. 

Mídia, Assessor de Imprensa e Marketing


Em relação aos próprios clubes e a produção de conteúdo por eles, os autorizados ao acesso a campo, mediante solicitação feita pelo site do credenciamento: fotógrafo, cinegrafista e social media. Repórter, produtor e assessor não estão autorizados. Os três autorizados deverão usar colete amarelo e podem acessar o vestiário no intervalo, contudo, não podem participar das entrevistas dentro do campo, acompanhar a entrada do time no protocolo e interagir com o banco de reservas e atletas. Durante o aquecimento um profissional pode captar imagens do campo. 

O assessor acesso o campo no intervalo e fim dos duelos, devendo levar camisa para os atletas que serão entrevistados pela TV, além de entregar ao supervisor de imprensa a escalação anteriormente ao duelo. Será obrigatório o uso do uniforme do clube nos jogos em casa. 

As ações de marketing deverão ser solicitadas com 2 (dois) dias úteis de antecedência, contudo, durante a ação apenas 3 (três) funcionários poderão estar para poder coordenador, com obrigatoriedade de usar o uniforme do clube nos jogos em casa, assim como os assessores. 

Mascotes, cheerleaders e crianças


A solicitação para mascotes e cheerleaders devem ser feitas para todo o campeonato e deverão ficar posicionados sempre atrás do gols, não podendo trocar de lado e nem entrar em campo após o início da partida. 

Até 44 crianças poderão entrar em campo junto dos jogadores, sendo basicamente duas por atletas. Todas deverão estar uniformizadas, não podendo entrar de chinelo, nem pedir autógrafo ou "fazer selfie". Ao fim do hino devem sair do campo e não podem participar da foto oficial. Até 2 (dois) funcionários deverão organizar, uniformizados, a entrada e saída das crianças do protocolo.