Brasileirão Assaí e Brasileiro Feminino A1 serão competições Carbon Free

Brasileirão Assaí e Brasileiro Feminino A1 serão competições Carbon Free

Projeto prevê ações em áreas de recarga na Amazônia, na cidade de Anapu (PA). Serão compensadas mais de 3 mil toneladas de CO² equivalente, que resultarão no plantio de cerca de 13 mil árvores em mais de oito hectares de floresta.

CBF e Iniciativa Verde CBF e Iniciativa Verde
Créditos: CBF

A partir de 2021, o Brasileirão Assaí e o Brasileiro Feminino serão competições Carbon Free. A CBF firmou parceria com a organização Iniciativa Verde para que os dois campeonatos participem do programa de compensação de emissão de carbono.

O programa Carbon Free prevê a neutralização, por meio do plantio de floresta, de todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) relativas ao transporte aéreo realizado para a logística das duas competições. Ao todo, devem ser compensadas mais de 3 mil toneladas de CO² equivalente, que resultarão no plantio de cerca de 13 mil árvores em mais de oito hectares de floresta. A iniciativa segue os passos da Copa Verde, que é a única competição sustentável da América Latina. 

Tanto no Brasileirão Assaí quanto no Brasileiro Feminino, os plantios serão realizados na região da Amazônia, no município de Anapu (PA), com incremento de vegetação nativa e melhoria de serviços ambientais de rios e nascentes. As ações serão feitas em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). 

"O futebol moderno e profissional é, também, um futebol sustentável, com responsabilidade social e ambiental. Ao abraçar esta causa e tornar as duas principais divisões do Campeonato Brasileiro em Carbon Free, a CBF mostra que está conectada com o meio ambiente e com a sua comunidade", afirmou o Secretário-Geral, Walter Feldman.

Sobre a Iniciativa Verde

A Iniciativa Verde é uma organização do terceiro setor que desde 2005 busca contribuir para a melhoria de serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar. Com isso, auxilia na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas, por meio de projetos próprios de recomposição florestal e em parceria com outras instituições.

Carbon Free

Atividades humanas como produtos, serviços, construções ou eventos emitem, direta ou indiretamente, uma quantidade de gases de efeito estufa (GEE) que pode agravar o aquecimento global. A Iniciativa Verde desenvolveu o programa Carbon Free para que estas emissões sejam compensadas. Esse tipo de projeto também é conhecido como Compensação de carbono ou Neutralização de carbono.

Como funciona?

O programa Carbon Free tem como principal objetivo compensar as emissões de gases com o plantio de áreas de floresta, em parceria com outras instituições. Para sua realização, o programa segue algumas etapas: concepção do projeto; mensuração das emissões de gases; seleção de áreas; implementação do projeto (plantio); manutenção; e monitoramento. 


Veja mais