Associação Uruguaia de Futebol completa 124 anos

Associação Uruguaia de Futebol completa 124 anos

Fundada em 30 de março de 1900, entidade teve importante papel na criação da Conmebol

Associação Uruguai de Futebol completa 124 anos Associação Uruguai de Futebol completa 124 anos
Créditos: Divulgação/AUF

A Associação Uruguaia de Futebol (AUF),entidade máxima do futebol no Uruguai, foi fundada em 30 de março de 1900 e completa 124 anos. Sua filiação à FIFA aconteceu em 1923. A entidade é responsável pela organização de competições de alcance nacional, como o Campeonato Uruguaio de Futebol. Também administra a Seleção Uruguaia de Futebol e a Seleção Uruguaia de Futebol Feminino, além do futebol de praia e do futsal. A Seleção do Uruguai tem dois títulos mundiais no futebol masculino, conquistados em 1930 e 1950. Além dos mundiais da FIFA, a Seleção do Uruguai tem ainda duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de Paris 1924 e Amsterdã 1928.

Em 1905, a entidade passa a se chamar Liga Uruguaya de Football e, em 1915, o nome é alterado para Asociación Uruguaya de Football. No dia 6 de abril de 1932 foi instaurado o profissionalismo no futebol uruguaio com a criação da Liga Uruguaya de Football Profesional. O nome Asociación Uruguaya de Football retorna em 30 de junho de 1936 e, em 1970, a federação recebe sua denominação atual, Asociación Uruguaya de Fútbol.

A AUF teve papel importante na fundação da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Como parte das comemorações oficiais do centenário da independência da Argentina, foi realizado naquele país um torneio de futebol, com a participação da seleção local, além de Uruguai, Chile e Brasil. Estava em jogo o troféu que levava o nome da comemoração. No dia 9 de julho de 1916 foi realizada uma sessão com os delegados dos quatro países sul-americanos e, nesta oportunidade, o presidente da AUF, Héctor. R. Gómez, propôs a criação da Conmebol, originalmente composta pelas associações da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, e que há décadas reúne todos os países da América do Sul. Atualmente, a AUF é presidida por Ignacio Alonso.

 

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza a AUF pelos seus 124 anos.

 

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics