ABCD, CBF e FIFA juntos no controle antidopagem

ABCD, CBF e FIFA juntos no controle antidopagem

Primeiro evento realizado em parceria entre ABCD e CBF, com chancela da FIFA e da Agência Mundial Antidoping, formará os oficiais de controle estaduais

Ministro dos Esportes - Marco Aurélio Klein

Ministro dos Esportes - Marco Aurélio Klein

Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Ministro dos Esportes - Marco Aurélio Klein

Ministro dos Esportes - Marco Aurélio Klein

Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Com a presença ilustre do ministro em exercício do Esporte, Marco Aurelio Klein, é realizado nesta quinta-feira (28) o Simpósio de Controle Antidoping na sede da CBF. O evento, organizado em parceria pela entidade máxima do futebol e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), formará os oficiais de controle de doping para atuar nos estados brasileiros.

Este é o primeiro evento da parceria firmada entre CBF e ABCD para o controle de dopagem no Brasil. O encontro tem a chancela da FIFA e da Agência Mundial Antidoping (Wada). Como explicou o ministro do Esporte, Marco Aurelio Klein, esta parceria fecha um ciclo que começou justamente na entidade máxima do futebol, responsável por iniciar em 1989 o trabalho antidoping em trabalho conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

– Este encontro é muito importante para o Governo Federal, para o Ministério do Esporte como um todo, e ele acontece de forma emblemática um dia após a data que comemora 100 dias para as Olimpíadas. O Brasil adotou uma política de estado de controle de dopagem, e nesse momento de adequação ao Código Mundial Antidoping, essa união entre ABCD e CBF é muita significativa para o esporte limpo – disse o ministro.

– O trabalho em conjunto entre CBF e ABCD é benéfico para o atleta que joga limpo, que não busca nenhum artifício para falsear o resultado. Estamos fazendo a nossa parte e não poderia ser diferente, ainda mais com a proximidade dos Jogos Olímpicos – falou Jorge Pagura, presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol.

Durante o dia, os mais de 50 médicos da Comissão de Controle de Doping passarão por aulas teóricas e práticas. O período da manhã foi reservado para aulas que vão desde o preenchimento de documentos, mesmo para aqueles que já sabem. Já na etapa da tarde, o haverá coleta de urina e todo o procedimento real do controle de dopagem.

– É um dia muito importante, quando começa efetivamente nossa parceria com a ABCD. Todos os nossos 50 médicos poderão, com autoridade, exercer a função de controle de doping, de forma ampla e certificada pela CBF, FIFA e ABCD – explicou Fernando Solera, presidente da Comissão de Controle de Doping.

Quem fez a abertura do Simpósio foi o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, que também é médico. Ele ressaltou a importância deste evento ser realizado em paralelo com a Semana de Evolução do Futebol, que está reunindo profissionais de diversas áreas relacionadas ao esporte na sede da CBF para debater os rumos da modalidade.

– De forma democrática, estamos abrindo o espaço para a sociedade participar do debate sobre o futebol. Neste sentido, este Simpósio e a união de tanta gente importante são essenciais. O jogo limpo, sem dúvida alguma, é uma de nossas prioridades.

Depois de participar do Simpósio, o ministro do Esporte, Marco Aurelio Klein, foi justamente conferir do que se tratava o evento citado por Walter Feldman. Ele marcou presença na palestra sobre "Transparência e Fair Play Financeiro: elevando exigências para qualificação de times profissionais".

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics