Estaduais 2019: tudo sobre os períodos, clássicos e premiações

Estaduais 2019: tudo sobre os períodos, clássicos e premiações

CBF preparou guia com as principais informações sobre as disputas estaduais, que movimentam os gramados de norte a sul do país

Cruzeiro x Atlético-MG, final do campeonato Mineiro 2018, no Mineirão, em Belo Horizonte-MG

Créditos: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.

O ano de 2019 está só começando, mas o torcedor brasileiro já se prepara para prestigiar alguns dos torneios mais tradicionais do futebol: os campeonatos estaduais. A disputa de grande parte deles começa já no mês de janeiro. Para entrar no clima das competições, a CBF preparou um guia com as principais informações sobre os 27 campeonatos estaduais no Brasil, distribuídos pelas cinco regiões do país. A bola já está rolando em alguns torneios, como o Campeonato Cearense, mas a maioria deles ainda está por começar. O início mais tardio de um Estadual será no dia 4 de abril, quando será dado o pontapé inicial no Amapaense. 

 

REGIÃO NORTE

Acre

O Campeonato Acreano de 2019 começa no dia 20 de janeiro, com dois jogos: Rio Branco x Náuas e Galvez x Independência. A rodada de abertura segue entre os dias 24 e 27 de janeiro. A grande decisão do torneio está marcada para o dia 21 de abril, com a decisão entre campeões do primeiro e segundo turnos. Caso algum clube vença os dois turnos, será automaticamente declarado vencedor. O primeiro clássico do torneio será disputado entre Atlético-AC e Vasco-AC, no dia 10/02, em partida válida quarta rodada do primeiro turno. Quem levar o título do Campeonato Acreano será o representante do estado na Copa Verde 2020, além da Copa do Brasil de 2020 e da Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2018, o Rio Branco sagrou-se campeão ao superar o rival Galvez por 3 a 0 na decisão.

Amapá

O Campeonato Amapaense é o torneio estadual com início mais tardio no Brasil, no dia 4 de abril. A princípio, a data estabelecida pela CBF para o término dos estaduais é o dia 21 de abril - todavia, como não há clubes no Amapá envolvidos com a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro, é possível prolongar a competição. Por isso, as 27 datas da disputa se estendem até o dia 13 de junho, data da grande decisão. O Ypiranga foi o campeão do torneio em 2018, enquanto o Santos ficou com o vice-campeonato. O empate por 1 a 1 no jogo de volta, após um 0 a 0 na ida, levou a decisão aos pênaltis, em que o Ypiranga venceu por 4 a 1 e conquistou seu nono título do Campeonato Amapaense.

Amazonas

A bola rola pela primeira vez no Campeonato Amazonense no dia 2 de fevereiro, com Fast x Iranduba fazendo o jogo de estreia. A disputa - que não terá quaisquer jogos na Arena da Amazônia - segue até o dia 20 de abril, em que ocorrerá a decisão do torneio. Fast x Nacional fazem o primeiro clássico do estadual no dia 23 de fevereiro, às 15h30 (horário local, 17h30 de Brasília), no estádio Carlos Zamith.​​ Ao primeiro lugar do Amazonense estão reservadas vagas na Copa do Brasil 2020, Copa Verde 2020 e Série D 2020. O Manaus conquistou seu segundo título estadual em 2018 após golear o Fast Clube por 4 a 0 na final.

Pará

Remo 1 x 0 Paysandu - Remo Campão Paraense 2018 Remo é o atual vencedor do Campeonato Paraense
Créditos: Fábio Will/Ascom Remo

O Parazão 2019 começa nos dias 19 e 20 de janeiro. Serão duas partidas no sábado e uma no domingo, realizadas em Bragança, Castanhal e Santarém. O Bragantino enfrenta o Pargominas às 16h para a estreia da competição. Já os dois clássicos da primeira fase do torneio serão nos dias 10 de fevereiro e 24 de março. A decisão do Parazão, em jogos de ida e volta, foi marcada para os dias 14 e 21 de abril.

Rondônia 

Em 2019, dez equipes se dividem em dois grupos e se enfrentam em duelos de ida e volta, classificando-se os dois primeiros de cada grupo para as semifinais. Os vencedores de cada duelo da segunda fase se classificará para a grande final da competição. O início do Campeonato está marcado para o dia 3 de fevereiro (domingo) e a final para o dia 27 de abril (sábado). O grande campeão do Campeonato Rondoniense receberá, além do título estadual, o direito de representar o Estado na Copa do Brasil 2020 e no Brasileiro Série D. O clube vice-campeão tem o direito de representar Rondônia em 2020 no Brasileiro Série D e na Copa Verde.

Roraima

O Campeonato Roraimense de Futebol terá sua 60ª edição realizada nesta terça-feira, dia 15 de janeiro. A competição tem seu início marcado para o dia 9 de março, tendo previsão para o término em maio. Essa edição contará com 8 clubes e seguirá com o mesmo formato de disputa da edição anterior. O campeão ganhará vaga na Copa do Brasil de 2020, Copa Verde de 2020 e os dois primeiros colocados disputarão a Série D de 2020.​

Tocantins

O Campeonato Tocantinense de 2019 tem sua 27ª edição marcada para o dia 30 de março. Na primeira fase, dois grupos terão cinco times cada. Na segunda, três grupos terão dois times, que jogarão em jogos de ida e volta. Os três primeiros mais o melhor segundo colocado se classificam para a fase semifinal da competição. Os vencedores da penúltima fase se enfrentam na Final em confrontos de ida e volta. O grande campeão do Campeonato Tocantinense garante vaga direta para a Copa Verde, Copa do Brasil e Brasileiro Série D. Já o vice-campeão garante vaga para a Copa Verde e o Brasileiro Série D. 

Atual campeão da competição, o Palmas-TO está no grupo A, junto do clube que postula a primeira colocação dentre os maiores ganhadores do estadual, o Gurupi. Ambos conquistaram o campeonato seis vezes e vão em busca da sétima conquista para se isolar na liderança. Além do Camaleão, o Alvorada, Força Jovem e Interporto são os outros componentes. No Grupo B estão: Araguaína, Tocantinópolis, Arsenal, Atlético Cerrado e Sparta. 

REGIÃO NORDESTE

Alagoas

Oito clubes estarão na briga pelo caneco do Alagoano de 2019, que começa no dia 19 de janeiro, com o duelo entre Jacyobá x CEO. Os três jogos restantes da primeira rodada serão no dia 20 de janeiro (CRB x Coruripe, ASA x Murici e Dimensão Capela x CSA). A final está prevista para o dia 21 de abril. Quem quiser prestigiar o Clássico das Multidões entre CSA e CRB, o mais tradicional do estado, poderá assistir ao duelo na quarta rodada da primeira fase. A partida será no dia 10 de fevereiro, às 17h. O vencedor do Campeonato Alagoano de 2019 receberá vagas na Copa do Nordeste 2020 e Copa do Brasil 2020. Em 2018, o CSA conquistou seu 38 título ao reverter a vantagem do rival CRB (1 a 0 na ida) e vencer por 2 a 0 em casa, no estádio Rei Pelé.

Bahia

Bahia - Campeão do Baianão 2018 Bahia ficou com o caneco do Baianão 2018
Créditos: Felipe Oliveira

A disputa do Campeonato Baiano de 2019 começará no dia 19 de janeiro. Por ter compromissos na Copa do Nordeste, o Vitória só fará sua estreia no Baiano no dia 24 de janeiro, contra o Vitória da Conquista. A decisão do torneio estadual, disputada em jogos de ida e volta, será nos dias 14 e 21 de abril. O primeiro clássico Ba-Vi do Baiano ocorre no dia 10 de fevereiro, mesmo dia do duelo entre duas equipes da cidade de Feira de Santana: Fluminense x Bahia. O atual campeão da competição é o Bahia, que levou a melhor em clássico contra o Vitória (triunfos por 2 a 1 na ida e 1 a 0 na volta) na final de 2018. Os três primeiros colocados do Baiano de 2019 têm acesso direto à Copa do Brasil de 2020. Campeão e vice garantem vaga na Série D​. As vagas da Copa do Nordeste são distribuídas da seguinte forma: as duas vagas para a fase principal são destinadas aos dois primeiros colocados do torneio, enquanto o terceiro colocado entra na fase preliminar do torneio nordestino.

Ceará

O Campeonato Cearense, que começou no dia 5 de janeiro, é um dos poucos torneios estaduais que já estão em andamento. Os tradicionais Fortaleza e Ceará só entram na disputa a partir da segunda fase, que começa em fevereiro. Até o momento, não há data definida para a realização da final do torneio. Em 2018, o Ceará sagrou-se campeão sobre o rival Fortaleza. Até agora, a maior goleada do torneio foi uma vitória do Ferroviário sobre o Guarani de Juazeiro, por 4 a 0, no estádio Mauro Sampaio.​ O vencedor do Cearense de 2019 garante vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2020 - o primeiro colocado da primeira fase também se classifica à Copa do Brasil. As duas vagas na Série D vão para os dois clubes mais bem colocados, à exceção de Ceará e Fortaleza, que já tem um posto garantido em divisões superiores do futebol nacional.

Maranhão

A primeira fase do Campeonato Maranhense, em que os quatro melhores clubes se classificam à final, começa no dia 19 de janeiro e termina no dia 30 de janeiro. Datas posteriores ainda não foram definidas. Em 2018, o Moto Club de São Luís ficou com o troféu da disputa estadual no placar agregado: 4 a 2 sobre o Imperatriz. No jogo de ida, triunfo do Moto Club por 3 a 0; na volta, vitória do Imperatriz por 2 a 1. O campeão do Maranhense 2019 garante vagas na Copa do Nordeste 2020, Copa do Brasil 2020 e Série D 2020.

Paraíba

O Campeonato Paraibano já começou com um duelo entre o atual bicampeão e favorito, Botogo-PB, e a Perilima. O Alvinegro da Estrela Vermelha goleou a Águia de Campina Grande, na tarde do sábado (12) no Almeidão, em João Pessoa. Além desse confronto, no primeiro dia do campeonato, o Nacional de Patos enfrentou o CSP, no José Cavalcanti, e o Serrano mediu forças com o Atlético de Cajazeiras no Amigão, em Campina Grande. A quinta e décima rodadas estão cheias de clássicos. No dia 10 de fevereiro, quinta rodada, Nacional de Patos e Esporte de Patos se enfrentam no José Cavalcanti; Treze e Campinense no Amigão; e Sousa e Atlético-PB no Marizão. No dia 23 de março, décima rodada, esses clássicos se repetem, para as partidas de volta, com os mandos de campo invertidos. O Campeonato Paraibano vai ser realizado entre 12 de janeiro e 21 de abril. Os dez clubes que estão na disputa foram distribuídos em dois grupos de cinco. Na primeira fase, os times da Chave A enfrentam os da B em duelos de ida e volta. Os dois primeiros colocados de cada grupo garantem vaga nas semifinais, enquanto os lanternas estarão rebaixados para a 2ª divisão de 2020. O formato é semelhante ao de 2018, porém mais enxuto.

Pernambuco

O Campeonato sera disputado no sistema de pontos corridos, em quarto fases distintas. A primeira é composta por dez equipes que jogam entre si no sistema de ida. Ao final desse período, as oito equips que acumularem o maior número geral de pontos ganhos nessa fase se classificarão para a fase seguinte. Os dois clube com menor númeor de pontos nessa fase disputarão a Séria 2 em 2020.

A competição começa no próximo sábado, dia 19 de janeiro, às 16h, com duelos entre Sport-PE e Flamengo-PE, na Ilha do Retiro, em Recife, e com um embate entre Central-PE e Náutico-PE no Lacerdão, em Caruaru. O campeão será definido no dia 21 de abril.

Piauí

O Piauiense começa com o confronto entre Altos e 4 de Julho, no dia 20, no estádio Felipão, na Cidade da Manga. O Jacaré entra em campo antes de todos porque abre o ano com a disputa da Copa do Nordeste, marcada para começar quatro dias antes do estadual - o Alviverde enfrenta o Moto Club, em São Luís.

A rodada de abertura do estadual terá outra grande atração ainda no primeiro dia: Parnahyba e River-PI duelam, às 17h, no Estádio Pedro Alelaf. No dia 23, uma quarta-feira, Flamengo-PI e Piauí se enfrentam no clássico que encerra a primeira rodada. A competição de 2019 terá o mesmo regulamento do ano passado, com isso, as seis equipes participantes irão se enfrentar em partidas de ida e volta. Os quatro melhores vão disputar as semifinais em dois jogos. Os finalistas também decidirão o título em dois confrontos, marcados para 7 e 14 de abril, mas o regulamento prevê que o desfecho possa ocorrer até o dia 21 do mesmo mês. O campeão de 2019 conquistará vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro de 2020. O vice-campeão se classificará apenas para a Copa do Brasil e Série D do Brasileirão.

Rio Grande do Norte 

Neste ano, o Estadual terá de volta as disputas das finais de turnos. A competição é dividida com Copa Cidade do Natal, referente ao primeiro turno, e a Copa Rio Grande do Norte, equivalente ao segundo turno. O regulamento prevê a disputa com confrontos diretos. Em seguida, serão disputadas as semifinais e finais de cada turno.

A equipe campeã do primeiro e segundo turno garante vaga para a Copa do Brasil 2020 e na decisão do Campeonato Potiguar. A agremiação que se sagrar campeã Potiguar de 2019 assegura vaga para a Copa do Nordeste de 2020. A competição teve início nesta quarta-feira (9) e oito clubes participam desta temporada. Entre eles, o atual campeão ABC-RN, que estreou com vitória diante do Globo-RN, por 1 a 0, no Frasqueirão. 

Sergipe

O Campeonato Sergipano de Futebol de 2019 será a 96ª edição em 101 anos da divisão principal. O campeão garante vaga para a Copa do Brasil de 2020, Série D de 2020 e a Copa do Nordeste de 2020, já o vice-campeão consegue vaga para as mesmas competições, menos o Nordestão da próxima temporada. Sergipe, Confiança e Itabaian já possuem suas conquistas do estadual, com 35, 21 e 10 títulos respectivamente. Já Boca Júnior, Dorense, Frei Paulistano, Guarany, Lagarto e Olímpico lutam pela sua primeira conquista do Campeonato Sergipano. 

 

REGIÃO CENTRO-OESTE

Distrito Federal

O Campeonato Candango de 2019 terá início no dia 26 de janeiro, com término previsto para 20 de abril. O campeão da disputa do Distrito Federal em 2019 irá carimbar uma vaga para três competições: Copa do Brasil, Série D e Copa Verde de 2020. O atual vencedor do torneio do Distrito Federal é o Sobradinho. Em 2018, o clube conquistou seu terceiro título distrital após vencer o Brasiliense por 4 a 3 em emocionante disputa de pênaltis. O Gama é o maior campeão da disputa no Distrito Federal, com 11 títulos conquistados desde a criação do campeonato em 1959. Na sequência dos maiores vencedores estão Brasiliense (com nove), Brasília (com oito) e Taguatinga (com cinco).

Goiás

O Campeonato Goiano começa no dia 19 de janeiro e tem final marcada para o dia 21 de abril. O campeão da disputa garante vagas para a Copa do Brasil 2020, a Copa Verde 2020 e a Série D do Campeonato Brasileiro 2020. O Goiás, atual campeão do Goiano, garantiu seu 28º título estadual ao vencer o Aparecidense. No placar agregado, 3 a 1 para o Esmeraldino: empate por 0 a 0 na ida, triunfo do Goiás por 3 a 1 na volta.

Mato Grosso

Cuiabá 3 x 1 Sinop - Final do Campeonato Mato-grossense 2018 Cuiabá levou a melhor sobre o Sinop e garantiu o troféu do Mato-Grossense em 2018
Créditos: Pedro Lima/Site Oficial

O Campeonato Mato-grossense de 2019 reunirá dez times na disputa: Cuiabá, Mixto, Operário Várzea-grandense, Dom Bosco, Sinop, Luverdense, União, Araguaia, Juara e Operário F.C.   A competição será realizada da mesma maneira que no ano passado, a 1ª fase será em turno único, quando todos jogam contra todos, e os oito primeiros se classificam e os dois últimos serão rebaixados à 2ª divisão. As fases eliminatórias e finais serão disputadas em partidas de ida e volta. O campeão e vice garantem vagas no Campeonato Brasileiro da Série D e na Copa do Brasil.   

Em 2018, o Cuiabá levou a melhor e foi o campeão ao vencer o Sinop na Arena Pantanal. No próximo sábado (19), Dom Bosco e Operário F.C dão o pontapé inicial do Estadual, às 18h, na Arena Pantanal.   

Mato Grosso do Sul

O Campeonato Sul-Mato-Grossense 2019 será constituído de 12 equipes e terá início no dia 19 de janeiro e termina dia 21 de abril. A competição terá quatro fases. A primeira, classificatória, é contitída por 11 rodadas, nesta fase os 12 clubes serão distribuídos em um único grupo e jogarão dentro do próprio grupo, em jogos de ida. Classificam-se para a segunda fase as oito primeiras equipes.

Após esse período, as oito equipes serão divididas quatro grupos que jogarão entre si dentro do próprio grupo, classificando-se para a próxima fase a equipe que obtiver o maior número de pontos conquistados, num total de quatro clubes. As Semifinais e finais funcionam da mesma maneira. A última partida será realizada no mando de campo da equipe com o melhor índice técnico do campeonato (somada todas as fases). Dia 19, o Comercial recebe a Serc no Morenão, o União-ABC e o Costa Rica medem forças no Jacques da Luz e o Aquidauanense enfrenta o Operário-AC no Noroeste. Todos os jogos serão às 16h.

REGIÃO SUDESTE

Espírito Santo

Diferente do calendário dos estaduais organizado pela CBF, que sugeria o início dos campeonatos pelo Brasil para 19 de janeiro, o futebol profissional no Espírito Santo vai começar apenas no dia 2 de fevereiro. Seu término será em 27 de abril, ou seja, a 1ª fase terá duração de somente um mês e meio. Outra mudança em relação ao estadual de 2018 (definida pelos clubes) é que a 2ª fase terá mais clubes. Antes era uma semifinal com quatro equipes, e a partir de 2019 o mata-mata contará com oito times, que se enfrentam em quartas de final, onde os clubes se enfrentam em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º e assim por diante).​

Minas Gerais

O Campeonato Mineiro começa no próximo sábado, dia 19. Serão 12 equipes na disputa da primeira fase em turno único. Os oito primeiros se classificam para as quartas de final. Os dois últimos colocados serão rebaixados. Para dar início a disputa, Guarani e Cruzeiro se enfrentam no Farião, em Divinópolis, às 16h30.​

Rio de Janeiro

Vasco X Botafogo pelo Campeonato Carioca no Estadio Maracana. 08 de abril de 2018, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Nos pênaltis, Botafogo venceu o Vasco e sagrou-se campeão do Carioca
Créditos: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

O Campeonato Carioca começou ainda em 2018. A fase preliminar é composta de seis clubes que jogam em turno único e teve a primeira rodada no ano passado. Resende e Americano foram os dois primeiros colocados e por isso, foram classificados para a segunda fase, quando irão se juntar com as outras 14 equipes, entre elas Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Os quatro que restarem jogam o "Grupo da Morte" para saber quem será rebaixado. A Taça Guanabara começa no próximo sábado, dia 19 de janeiro. No dia 21 de abril, será definido o campeão. Na abertura, dia 19 de janeiro (sábado), Vasco e Madureira medem forças em Conselheiro Galvão, às 16h50. Mais tarde, às 19h, o Fluminense recebe o Volta Redonda, no Maracanã, mesmo estádio que no dia seguinte, dia 20, às 17h, Flamengo e Bangu se enfrentam. Já às 19h, no Moacyrzão, Botafogo visita a Cabofriense.

São Paulo

O Campeonato Paulista de 2019 terá sua 118ª edição realizada neste ano dos dias 19 de janeiro (sábado) ao dia 21 de abril (domingo). Dezesseis clubes são divididos em quatro grupos, onde os dois melhores colocados passam para as Quartas de Final, Semifinal e, seguidamente, Final.

Os dois primeiros colocados e o vencedor do Troféu do Interior, com os classificados entre a 9ª e a 14ª colocação na tabela de classificação, ganham o direito de disputar a Copa do Brasil de 2019. Além disso, os três clubes mais bem classificados que não pertençam a nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro terão vaga na Série D de 2019. 

REGIÃO SUL

Paraná

O Campeonato Paranaense será composto por 12 equipes e estas, serão divididas em dois grupos. Durante dois turnos, em um, os clubes se enfrentam dentro da própria chave, e também as do outro módulo. Os dois melhores colocados se classificam para a semifinal e as duas equipes que ficarem nas últimas posições nos dois turnos serão rebaixados. A primeira rodada do Campeonato Paranaense 2019 começa nos dias 19 e 20 de janeiro. A disputa deste ano será a mesma do ano passado, dividida em duas taças, com a diferença de que em 2019 homenageiam outras personalidades. Elas se chamarão Taça Barcímio Sicupira Júnior e Taça Dirceu Krüger. No ano passado, os homenageados foram Dionísio Filho (Djonga) e Caio Júnior. 

Rio Grande do Sul

RS - FUTEBOL/CAMPEONATO GAUCHO 2018/GREMIO X BRASIL-PEL - ESPORTES - Jogadores do Gremio comemoram a conquista do Campeonato Gaucho 2018. Em 2018, Grêmio conquistou seu 37º título do Campeonato Gaúcho
Créditos: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

O Gauchão manteve seu regulamento dos anos anteriores, em relação à forma de disputa. A equipe melhor colocada ao fim da competição, excetuando-se dupla Grenal e que não tenha disputado a final, será declarada campeã do interior. As três equipes melhores colocadas na classificação geral estarão classificadas para a Copa do Brasil 2020, porém, caso estas equipes já tenham conquistado a vaga por outro método, a vaga será repassada a equipe subsequente.

​Também será disponibilizada uma vaga para a Série D de 2020, que será distribuída para o melhor colocado que já não esteja classificado para alguma divisão do Campeonato Brasileiro. A competição tem início neste sábado, 19 de janeiro. Contudo, o atual campeão Grêmio-RS estreia no domingo, 20 de janeiro, diante do Novo Hamburgo; a partida será no Estádio do Vale, às 17h. 

Santa Catarina

Nesta quarta-feira, 16 de janeiro, se inicia o Campeonato Catarinense SICOOB 2019. Na partida de abertura, o Brusque-SC recebe o Joinville, às 19h, no Estádio Augusto Bauer. O Figueirense, atual campeão, tem sua estreia marcada para esta quinta-feira, 17 de janeiro, diante do Criciúma, às 19h, no Heribelto Hulse. A grande final está marcada para o dia 21 de abril (domingo) às 16h.

Mantendo o sistema de disputa do ano anterior, o clube que se sagrar campeão da competição será o primeiro representante da Federação na Copa do Brasil de 2020. Já os representantes no Brasileiro Série D serão os clubes que obtiverem as melhores colocações nesta competição e que não estejam em nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro. ​