Treze da Paraíba comemora 93 anos nesta sexta-feira

Treze da Paraíba comemora 93 anos nesta sexta-feira

Dono da maior torcida da Paraíba e uma das maiores do Nordeste, o Treze também comemora neste aniversário o recente acesso à Série C no Brasileiro 2019

Final da Série D Treze x Ferroviário

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Hoje é dia de muita celebração para o Treze Futebol Clube! Fundado no dia 7 de setembro de 1925, o grandioso clube paraibano comemora 93 anos de existência nesta sexta-feira, também feriado da Independência do Brasil.

A história do Galo da Borborema teve início em Campina Grande, na Paraíba, quando Antônio Fernandes Bioca se reuniu com mais doze desportistas em sua residência para fundar um novo clube de futebol na cidade.  

No segundo encontro dos amigos apaixonados pelo esporte, foi colocado em discussão qual seria o nome que o clube receberia e a proposta aceita foi a do Sr. José Casado que disse "que o clube deveria tomar o nome de Treze Futebol Clube, em virtude de ter sido este número coincidido os fundadores que são Treze pessoas”.

2018: Um ano especial para o Galo da Boborema

Com uma longa trajetória composta por 16 títulos estaduais (Campeão invicto em 1966), o Treze está presente nas maiores competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. E em 2018, o Alvinegro da Paraíba tem uma razão especial para comemorar a data: o almejado acesso à Série C 2019! 

No dia do aniversário do clube, o vice-presidente Eduardo Galdino falou com exclusividade ao site da CBF sobre suas expectativas para a temporada 2019, após faturar o vice-campeonato da Série D em 2018.

– São 93 anos de muitas conquistas, muitas glórias e as expectativas são as melhores possíveis para a próxima temporada. Com este importante acesso à Série C, pretendemos formar um grande elenco em 2019 para enfrentar primeiro o Campeonato Paraibano e em seguida o Campeonato Brasileiro - observou Eduardo. 

Com capacidade para 10 mil torcedores, o Estádio Presidente Vargas pertence ao Treze Futebol Clube e é o único estádio particular do Estado da Paraíba apto a sediar jogos oficiais em competições estaduais, regionais e nacionais. Galdino também comentou a importância do apoio ao sócio-torcedor, peça muito relevante no sucesso da equipe. 

– Temos a maior torcida da Paraíba e uma das maiores do Nordeste também! Entre os projetos para 2019, pretendemos incentivar, apoiar e incrementar a participação do sócio-torcedor, além de buscar novas parcerias e patrocinadores para fazermos uma campanha belíssima na Série C em busca do acesso à Série B - concluiu o vice-presidente do Treze.

Atualmente o time Alvinegro ocupa a 102ª posição do Ranking Nacional de Clubes da CBF, com 633 pontos. A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Treze Futebol Clube com o desejo de um novo ano com muitas conquistas e agradece a todos que contribuem de alguma forma para o seu sucesso!