Tombense Futebol Clube completa 104 anos nesta sexta-feira

Tombense Futebol Clube completa 104 anos nesta sexta-feira

Fundado em 1914 no interior de Minas Gerais, o Gavião Carcará, como foi apelidado pelos torcedores alvirrubros, comemora mais um ano de vida.

Tombense: 100 anos de história e sucesso na primeira competição nacional

Créditos: Divulgação

Sete de setembro tem um significado especial na cidade de Tombos, no Sul de Minas Gerais. Nesta sexta-feira (7), a Tombense-MG celebra 104 anos de vida, data comemorada com orgulho pelos torcedores do clube. O início da história do time das cores alvirrubras foi em 1914, quando meninos de apenas 13 e 14 anos, movidos pela paixão por futebol, deram os primeiros passos para o nascimento do clube. E foi o pai de um deles que levou o sonho à frente e fundou o Tombense-MG.

De amador à campeão

O clube teve sua primeira glória com o título do campeonato da zona da mata mineira, conquistado em 1935. O fim da era amadora foi em 1999, quando a equipe se profissionalizou e, no ano seguinte já começou a fazer parte do cenário estadual. Na década de 2000, a Tombense reformou seu campo, construiu uma concentração e montou times em diversas categorias para disputar o Campeonato Mineiro de Profissionais. Em 2014, conquistou o título mais importante de sua história: o Brasileirão Série D, ao vencer o Brasil de Pelotas nos pênaltis, após dois empates em 0 a 0. 

O veloz Carcará

A Tombense foi batizado como Gavião Carcará ou simplesmente Carcará em 1964, quando completou meio século de atividade. O apelido surgiu por conta de uma característica peculiar do campo dos mineiros, um desnível de gol para gol de aproximadamente quatro metros. Para driblar essa condição, o time da casa atacava estrategicamente para marcar em momentos decisivos da partida. Era comum que a equipe decidisse o placar dos jogos no segundo tempo, pois usava o desnível do campo em favor do clube da casa. Então, um torcedor alvirrubro adotou o Carcará, ave conhecida por descer velozmente do alto para atacar sua presa no chão, como mascote e inspiração nos torneios que o Tombense disputa. 

A CBF parabeniza a Tombense pelos 104 anos e deseja muitas conquistas em sua história. Parabéns, Carcará! 


Veja mais