São Francisco Futebol Clube celebra 89 anos nesta terça-feira

São Francisco Futebol Clube celebra 89 anos nesta terça-feira

Primeira aparição do time no Campeonato Brasileiro aconteceu em 1998 quando disputou a Série B da competição nacional

São Francisco-PA São Francisco-PA
Créditos: Facebook Oficial do São Francisco - PA

Nesta terça-feira  (22), o São Francisco Futebol Clube celebra seu 89º aniversário.  Fundado no dia 30 de outubro de 1929, manda seus jogos no Estádio Colosso do Tapajós, com capacidade para, aproximadamente, 17 mil pessoas. 

Para um clube que conquistou diversos títulos e solidificou-se como uma expressão autêntica do futebol regional, suas origens são da vontade de um grupo de jovens despidos de grandes pretensões, que desejavam apenas formar um time para jogar futebol, nunca imaginando que estavam contribuindo para a formação de um dos grandes clubes do Oeste Paraense. 

No dia 30 de outubro de 1929, foi fundado o time do São Francisco, com o intuito de homenagear a escola fundada pelo grande incentivador do futebol de Santarém da época, Frei Ambrósio. A fundação do Azulão do Norte foi o acontecimento do ano na cidade e de modo marcante na história do esporte da região, pois a equipe recém formada agregava os melhores atletas da cidade.

Em 1998, o São Francisco fez uma de suas melhores campanhas no estadual, alcançando o 4º lugar, atrás de Remo-PA, Paysandu-PA e Vênus-PA; a boa campanha garantiu o clube de Santarém a classificação para a disputa do Campeonato Brasileiro Série C, pela primeira vez em sua história. O Leão Santareno poderia seguir para a Fase Final, mas dois empates com o São Raimundo-AM e uma derrota na decisão nos pênaltis para o time amazonense deram fim a sua participação na competição, deixando a equipe paraense na 19ª colocação entre sessenta e cinco participantes.

Atualmente, o Azulão do Norte está na 110ª colocação do Ranking Nacional de Clubes da CBF, com 584 pontos. A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o clube e deseja que ainda mais histórias sejam escritas no futuro.