Operário Futebol Clube completa 80 anos nesta terça-feira

Operário Futebol Clube completa 80 anos nesta terça-feira

Fundado no dia 21 de agosto de 1938, o Operário Futebol Clube completa 80 anos de glórias e tradição nesta terça-feira (21)

operário-MS

Créditos: Divulgação / site oficial do Operário-MS

Mato Grosso do Sul está em festa! Fundado no dia 21 de agosto de 1938 por operários da construção civil liderados pelo pintor Plínio Bittencourt, o Operário Futebol Clube completa 80 anos de conquistas, glórias e tradição no futebol brasileiro e internacional, nesta terça-feira (21). 

Inicialmente, o Galo surgiu com o objetivo de derrubar barreiras políticas e sociais de um país que vivia um período de mudanças dentro do chamado Estado Novo. Liderado por Plínio, o clube surgiu da união de forças de cidadãos comuns que buscavam dar vazão aos seus anseios em prol de uma sociedade onde o futebol pudesse ser acessado pelas classes populares, já que no período o mesmo era um esporte da elite brasileira. O clube se profissionalizou na década de 70, conquistando seus primeiros títulos em meados da referida década. 

Tricampeão mato-grossense (76/77/78), o clube seguiu sendo destaque estadual quando Mato Grosso do Sul foi criado. No Campeonato Brasileiro de 1977, dirigido por Carlos Castilho, realizou uma das melhores campanhas de um clube do Centro-Oeste na história do Campeonato Brasileiro: terceiro lugar na classificação final. Tendo o goleiro Manga, que disputara a Copa de 1966 como destaque, o time despachou durante as quatro fases do campeonato equipes como Coritiba, Fluminense, Santa Cruz, Remo e Palmeiras, chegando nas semifinais contra o São Paulo, perdendo o primeiro jogo e ganhando o segundo, acabando eliminado pelo saldo de gols.

Em 1982, o clube foi convidado pela CBF, antiga CBD, a representar o Brasil na Taça do Mundialito President Cup com dez clubes de vários continentes, sendo campeão após bater o alemão Bayer Leverkusen na final por 2 a 0, título considerado por muitos como o mais importante da história do clube. 

Atualmente, o Operário ocupa o 133º lugar no Ranking Nacional de Clubes da CBF com 454 pontos. A CBF deseja um feliz aniversário ao Galo com votos de muita prosperidade, vitórias e títulos nos próximos anos. Parabéns!