O Bahia Futebol Clube celebra 88 anos nesta terça-feira

O Bahia Futebol Clube celebra 88 anos nesta terça-feira

Fundado no dia 1º de janeiro de 1931, o Bahia completa mais um ano de história nesta terça

Aniversário Bahia

Créditos: Divulgação/ECBahia

O primeiro dia do ano é também data que o Bahia Futebol Clube completa 88 anos de vida. Inicialmente, os ex-jogadores Carlos Koch, Eugênio Walter, Fernando Tude e Júlio Almeida, do Clube Bahiano de Tênis, se juntaram a Waldemar de Azevedo, da Associação Atlética da Bahia, e formaram um novo time de futebol. Isso aconteceu no dia 8 de dezembro de 1930, mas foi apenas no início do ano seguinte que o Bahia foi oficialmente fundado.

O jogo de estreia do clube foi em março contra o Ypiranga no Torneio Início do Estadual quando o baiano venceu por 2 a 0. Alguns meses depois, o Bahia se tornou campeão Estadual com duas rodadas de antecedência. As conquistas em menos de um ano honraram o slogan usado até os dias de hoje: “Nascido para vencer”.

Um personagem que marcou a história do Bahia foi Carlos Domingues Viana, conhecido como Carlito, que foi o maior goleador do clube, onde jogou por toda a carreira, entre 1946 e 1959, ano do primeiro título brasileiro da equipe. O ídolo também é um dos maiores marcadores do Ba-Vi, com o total de 21 gols.

Além do título de 1959, o aniversariante do dia também levantou a taça em 1988. De seus 29 jogos, o Bahia venceu 13, empatou 11 e perdeu cinco, com 33 gols a favor e 23 contra. O título de campeão foi consagrado ao vencer o Internacional por 2 a 1 no Estádio Fonte Nova e empatar por 0 a 0 o segundo jogo, Beira Rio, em Porto Alegre. 

A CBF deseja mais conquistas e parabeniza o Bahia pelos 88 anos de contribuição ao futebol brasileiro!


Veja mais