Federação de Futebol do Piauí completa 77 anos neste domingo

Federação de Futebol do Piauí completa 77 anos neste domingo

Fundada no dia 25 de novembro de 1941, a Federação de Futebol do Piauí (FFP) celebra mais um aniversário neste domingo

Federação de Futebol do Piauí - FFP

Créditos: FFP

Fundada no dia 25 de novembro de 1941, a Federação de Futebol do Piauí completa 77 anos de história neste domingo. A entidade é a responsável por organizar as competições oficiais do esporte. A FFP foi originalmente criada com o nome de Federação Piauiense de Futebol e mudou para Federação Piauiense de Desportos, em 1963, até seguir com o atual nome, desde 1991, em razão do ano de seu cinquentenário. O atual Presidente é Robert Brown Carcará da Silva.

A Federação tem como principais competições o Campeonato Piauiense de Futebol, que garante ao campeão e ao vice-campeão vaga na Copa do Brasil do ano seguinte; a Copa Piauí, na qual o vencedor conquista vaga na Série D do Campeonato Brasileiro também do ano seguinte; o Campeonato Piauiense de Futebol Feminino; além dos eventos com as categorias de base (Sub-19, Sub-15 e Sub-11).

Este ano, a Federação e a Confederação Brasileira de Futebol lamentaram o falecimento do presidente Cesarino Oliveira, no dia 1º de novembro, em Teresina. A CBF decretou luto oficial por três dias e suas bandeiras foram hasteadas a meio-mastro em homenagem a ele. No Campeonato Brasileiro das Séries A e B, um minuto de silêncio foi respeitado para a vida do piauiense. Aos 63 anos, Cesarino estava em seu sexto ano como presidente da Federação, tendo sido reeleito no último mês de outubro. Antes de comandar a FFP, Cesarino foi jogador das equipes profissionais do Piauí e do Auto Esporte, além de ter atuado como treinador após encerrar a carreira. Cesarino foi chefe de delegação da Seleção Brasileira nos amistosos de novembro de 2014, quando a equipe brasileira enfrentou Turquia e Áustria.

A CBF parabeniza a entidade por mais um ano e reconhece o empenho e esforço da Federação do Piauí em prol do desenvolvimento do futebol brasileiro.