Londrina-PR completa 62 anos nesta quinta-feira

Londrina-PR completa 62 anos nesta quinta-feira

Fundado no dia 5 de abril de 1956, o Tubarão de Londrina completa 62 anos de história no futebol

Escudo Londrina Esporte Clube

Créditos: Divulgação Facebook Oficial Londrina Esporte Clube

Londrina está em festa! Fundado no dia 5 de abril de 1956, o Londrina Esporte Clube completa 62 anos de história nesta quinta-feira (5). A história alviceleste começou quando José Luciano de Andrade, junto com seu irmão Luiz, fundou um dos primeiros clubes profissionais do norte do Paraná: o Nacional, de Rolândia (PR). Após enfrentar o Vasco da Gama-RJ e vencer por 3 a 2, Andrade retornou para Londrina ao lado do médico Wallid Kauss e sugeriu a discussão: “Se Rolândia pode ter uma equipe capaz de enfrentar o Vasco em condições de igualdade, por que não poderia acontecer o mesmo em Londrina?”. 

A ideia acabou sendo debatida na mesa de um restaurante, onde o proprietário do estabelecimento, Pietro Calloni, italiano fanático por futebol, se juntou aos dois. Alguns dias depois, a quarta cadeira na mesa foi ocupada pelo gerente da agência do Banco do Brasil, Paulo Schmidt, que sugeriu o nome Londrina Futebol Clube, logo adotado.

O Tubarão de Londrina conquistou seu primeiro título estadual em 1962, após vencer o Coritiba por 4 x 2. Depois disso, a equipe alviceleste ainda foi campeã paranaense outras três vezes (1981,1992, 2014). Em 1980, o Londrina-PR teve sua principal conquista: o Brasileirão Série B.

Atualmente, o clube integra os clubes participantes do Campeonato Brasileiro da Série B e ocupa a 40ª posição no Ranking de Clubes da CBF com 3.707 pontos. 

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza toda a diretoria, funcionários e torcedores pela data especial e deseja muitas glórias e conquistas no futuro. Parabéns, Tubarão!