Goiás EC comemora 75 anos nesta sexta-feira

Goiás EC comemora 75 anos nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (6), a equipe do Goiás Esporte Clube celebra mais um ano de futebol e referência como o maior time do centro-oeste brasileiro

Goiás Esporte Clube ESCUDO

Créditos: Facebook Oficial do clube

Fundado no dia 6 de abril de 1943, a maior equipe de futebol da região Centro-Oeste do Brasil, o Goiás Esporte Clube celebra 75 anos nesta sexta-feira. Os primeiros passos do time foram dados sob a iluminação de um poste na calçada de uma das ruas do centro de Goiânia, quando os irmãos Lino e Carlos Barsi, ao lado de um grupo de amigos resolveram fundar o Goiás.

A primeira partida da história do Verdão foi contra o Atlético Goianiense que, ainda sem recursos financeiros, utilizou no confronto camisas com listras horizontais em verde e branco, doadas pelo América Mineiro. Em 1966 tiveram seu ponto alto na conquista do primeiro titulo de Campeão Goiano. O gesto de erguer a taça como campeão estadual se repetiria 26 vezes nas décadas seguintes, transformando o clube no maior vencedor do Estado de Goiás.

Logo no início dos anos de 1970, a equipe do Cerrado faturou o seu primeiro bicampeonato estadual (1971 e 1972). O Verdão foi também tricampeão da Copa Centro-Oeste e duas vezes campeão brasileiro da Série B. Além disso, o Goiás disputou a final de dois grandes torneios, a Copa do Brasil e a Sul-Americana. 

Com 6.432 pontos, o Goiás Esporte Clube ocupa a 22ª posição do Ranking Nacional de Clubes. A Confederação Brasileira de Futebol deseja muitas vitórias e conquistas ao clube em 2018! Parabéns, Goiás!