Federação do Espírito Santo completa 101 anos

Federação do Espírito Santo completa 101 anos

Fundada em 2 de maio de 1917, a Federação de Futebol do Espírito Santo comemora 101 anos nesta quarta-feira, como referência de gestão esportiva no Estado

Gustavo Vieira - Presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo

Créditos: Jussara Martins

A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo celebra 101 anos de fundação nesta quarta-feira (2). A instituição tem como principal objetivo desenvolver o futebol capixaba em suas diversas categorias além de dirigir, superintender e incrementar o futebol amador e profissional, por intermédio das Associações e Ligas filiadas.

Inicialmente atendendo por Liga Sportiva Espírito Santense (L.S.E.S.) desde 1917, em 21 de setembro de 1984 passou a chamar-se Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FFES). É presidida por Gustavo Oliveira Vieira desde de abril de 2015. 

Dentre as principais funções da maior gestora do futebol capixaba, citam-se a realização de campeonatos, torneios e competições de futebol; o incentivo a cultura física, moral, cívica e intelectual e a promoção de atividades de caráter assistencial e filantrópico, sem fins lucrativos.

Neste ano, a FFES realizou um feito inédito ao chegar à fase final da Copa Verde 2018 representada pelo Clube Atlético Itapemirim-ES. No primeiro jogo da disputa pelo título, o Galo da Vila perdeu por 2 a 0 contra o Paysandu-PA, jogando em Cariacica (ES). Ainda com chances de sair vitoriosa do torneio, a equipe capixaba aguarda a grande decisão que está marcada para o dia 16 de maio (quarta-feira), às 20h, no Estádio Mangueirão, em Belém.

No Ranking Nacional de Federações da CBF, a FFES ocupa atualmente a 24ª posição. A CBF parabeniza a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo por mais de um centenário contribuindo para o futebol brasileiro e deseja muitas conquistas no futuro da instituição!

Fonte: Federação de Futebol do Espírito Santo