Federação Bahiana de Futebol completa 105 anos nesta sexta-feira (14)

Federação Bahiana de Futebol completa 105 anos nesta sexta-feira (14)

Fundada em 14 de setembro de 1913, a Federação Bahiana de Futebol comemora 105 anos de dedicação ao fortalecimento do Futebol Baiano

Federação Brasileira de Futebol

Créditos: Facebook Oficial

Nesta sexta-feira (14), a Federação Bahiana de Futebol comemora mais um ano de vida. Há 105 anos, a FBF organiza competições importantes que fortalecem o futebol em todo o Estado da Bahia. A principal entre elas é o Campeonato Baiano de futebol, que é disputado desde 1905, e o mais antigo campeonato do Nordeste e o segundo do Brasil.

O começo desta história foi, na verdade, lá no início do século XX, em 1901, quando um jovem apaixonado por futebol levou o esporte da Inglaterra à Bahia, como uma brincadeira. O baiano José Ferreira Junior ou Zuza, como ficou conhecido, improvisou um campo de futebol no Campo da Pólvora, então denominado de Campo dos Mártires e mostrou aos amigos a bola de couro que havia trazido da Europa, a novidade que logo se espalhou pelos solos baianos.

O primeiro jogo oficial disputado na Bahia foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. E com a enorme popularização do esporte, foi criada a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST), que em 1905, fundou o Campeonato Baiano. Oito anos depois, a LSBT fechou, mas o futebol já havia ganhado força e por isso era preciso estabelecer uma entidade que organizasse os campeonatos. Então, no dia 14 de setembro de 1913, foi instituída a Federação Bahiana de Futebol, que construiu durante todos esses anos, uma trajetória consolidada no futebol da Bahia. Criou competições das categorias de base e de futebol feminino que contribuiram na consolidação e crescimento do futebol baiano.

O Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória são os maiores campeões do futebol Baiano, com 47 e 29 títulos conquistados, respectivamente. Os gigantes baianos, disputam este ano, a Série A do Campeonato Brasileiro.

A CBF parabeniza a Federação pelos 105 anos de história e por tremenda contribuição ao futebol baiano e brasileiro.