Federação Bahiana de Futebol comemora 108 anos de história

Federação Bahiana de Futebol comemora 108 anos de história

Entidade presidida por Ricardo Lima completa mais um ano de trabalho nesta terça-feira

Federação Bahiana de Futebol comemora 108 anos de história Federação Bahiana de Futebol comemora 108 anos de história
Créditos: Divulgação/FBF

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) completa, nesta terça-feira (14), 108 anos de tradição e trabalho com o esporte mais popular do mundo. Fundada em 14 de setembro de 1913, a entidade máxima do futebol baiano é a 9ª colocada no ranking de federações de futebol masculino da CBF e ocupa a 3ª posição no ranking de futebol feminino.

Os primeiros passos para a criação da federação ocorreram em 1901, depois que o jovem estudante José Ferreira Júnior (Zuza Ferreira) retornou da Inglaterra com uma bola. Despertando os olhos de Salvador para um novo esporte, Zuza organizou a primeira partida de futebol no Campo da Pólvora.

Depois disso, o futebol foi ganhando espaço no coração dos baianos e os primeiros clubes foram formados. A primeira partida oficial no estado, entre Sport Club Bahiano e Sport Clube Itapagipe, foi o estopim para o desenvolvimento de uma organização da modalidade na Bahia. Com isso, em 1904, surgiu a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST), responsável pelo primeiro Campeonato Baiano, em 1905, antes de encerrar suas atividades.

O retorno de uma estrutura de comando de futebol aconteceu em 14 de setembro de 1913, com a fundação da Federação Bahiana de Futebol. A Presidência da CBF saúda a entidade, seus funcionários e todos que fazem parte de sua trajetória pelos 108 anos de história!