Esporte Clube Noroeste completa 108 anos a pleno vapor

Esporte Clube Noroeste completa 108 anos a pleno vapor

O clube bauruense é reconhecido por sua famosa mascote, a Locomotiva Vermelha, em alusão à importante estrada de ferro da região e ligada ao Noroeste-SP.

Noroeste-SP completa 108 anos Noroeste-SP completa 108 anos
Créditos: Divulgação / E.C. Noroeste

Atenção, atenção, todos na estação! A Locomotiva Vermelha vai passar a todo vapor para mais um ciclo de vida! Neste sábado (1), o Esporte Clube Noroeste completa 108 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento do futebol no Interior Paulista. Fundado na cidade de Bauru (SP), o clube alvirrubro foi batizado em homenagem à Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, importante linha férrea que conectava o setor industrial do estado de São Paulo ao coração do Pantanal brasileiro, com parada final na cidade de Corumbá (MS). Da relação com a ferrovia surgiram os principais símbolos e alcunhas do Noroeste-SP: o clube é conhecido como a Maquininha Vermelha e sua mascote é uma Locomotiva, adotada desde o surgimento do Norusca, outro famigerado apelido da agremiação bauruense.

Ao longo de suas 108 jornadas nos trilhos do futebol brasileiro, o Noroeste conquistou ampla projeção dentro do estado de São Paulo. Ao todo, são 37 participações na Primeira Divisão do Campeonato Paulista, a última em 2011. Em competições nacionais, o Norusca esteve presente no Campeonato Brasileiro uma única vez, em 1978. Já disputou a Série B em quatro oportunidades e integrou a Série C em cinco edições. A participação mais recente no panorama nacional foi em 2013, quando a Maquininha Vermelha jogou a Copa do Brasil, torneio em que soma outras duas participações. Atualmente, a Locomotiva ocupa a 214ª posição do Ranking de Clubes da CBF.

Parabéns, Norusca! A CBF deseja muito sucesso e muitos anos a pleno vapor!