Caxias do Sul completa 83 anos nesta terça-feira

Caxias do Sul completa 83 anos nesta terça-feira

Fundado no dia 10 de abril de 1935, a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul completa 83 anos de história nesta terça-feira (10)

Estádio Centenário - Caxias do Sul Estádio Centenário - Caxias do Sul
Créditos: Site oficial S.E.R. Caxias

Parabéns, torcedor Sulista! Fundado no dia 10 de abril de 1935, a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul completa 83 anos de história nesta terça-feira (10).

O clube que viria a se tornar o Caxias do Sul tem origem em uma fusão de dois clubes rivais, o Rio Branco e o Rui Barbosa, gerando o Grêmio Esportivo Flamengo. Em 14 de dezembro de 1971 o departamento de futebol uniu-se ao Juventude, que enfrentava dificuldades financeiras, assim como o Grêmio Esportivo Flamengo, na época. Essa união originou a Associação Caxias de Futebol, nas cores preto e branco, e durou até 1975. Em 28 de novembro do mesmo ano foi aprovada a reforma dos estatutos, onde a Associação Caxias de Futebol ficava desativada e o Grêmio Esportivo Flamengo passava a se chamar Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul. Os empresários da cidade apoiaram financeiramente a equipe, desde que ela levasse o nome da cidade. 

Em 1976, o Caxias iniciou sua participação no campeonato mais importante do país como o primeiro representante do interior do Rio Grande do Sul. Naquele ano, o Caxias estreou contra o Santos de Pelé, no Pacaembu. A competição reuniu 54 clubes e o Caxias terminou em 15º lugar, somando 25 pontos. Em 1978, o Caxias teve seu melhor desempenho no campeonato nacional. Em uma competição que reunia 74 equipes, o Caxias ficou com a 10º colocação, e por pouco não chegou as quartas de finais.

Contudo, foi em 2000 que o clube conquistou o principal título da sua história. Mas a conquista começou muito antes da estreia no Gauchão 2000. O primeiro passo foi dado ainda em janeiro de 1999, quando o clube decidiu apostar no trabalho de longo prazo. No banco de reservas estava Tite, treinador que já começava a ganhar projeção no cenário gaúcho, iniciando um caminho de conquistas no futebol brasileiro. Na final, enfrentou o Grêmio. Na partida de ida, no Centenário, venceu por 3 a 0. Na partida de volta, adiada por uma chuva,no Olímpico, o Caxias segurou o 0 a 0.

Atualmente, a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul ocupa a 71ª posição no Ranking de Clubes da CBF com 1.004 pontos. A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza toda a diretoria, funcionários e torcedores pela data especial e deseja muitas glórias e conquistas no futuro. Parabéns, Caxias!