Bangu-RJ completa 114 anos nesta terça-feira (17)

Bangu-RJ completa 114 anos nesta terça-feira (17)

O Gigante da Zona Oeste do Rio de Janeiro foi pioneiro no processo de democratização do futebol brasileiro no surgimento do esporte no país

Bangu-RJ completa 114 anos

Créditos: Divulgação / Facebook Bangu A.C.

O dia é de muita festa e comemorações no número 549 da Av. Cônego Vasconcelos, em Bangu, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (17), o Bangu Atlético Clube completa 114 anos de tradição e pioneirismo dentro do futebol carioca e brasileiro.

O Gigante da Zona Oeste foi fundado por um grupo de operários britânicos da Fábrica Bangu que trouxeram a modalidade para o Brasil e decidiram fundar um “club“ ao verem o entusiasmo de seus colegas com futebol. Desde seu surgimento, o Alvirrubro esteve à frente dos movimentos de inclusão e democratização do futebol no Brasil: o clube está entre os primeiros a escalar atletas negros e operários, em um período em que o esporte era reservado à elite do país. 

Em seus 114 anos de história, o Bangu-RJ coleciona conquistas de expressão e deixou diversas marcas e memórias dentro do futebol nacional. O ápice do clube foi o vice-campeonato brasileiro em 1985, quando o Alvirrubro foi derrotado nos pênaltis pelo Coritiba-PR. Além disso, o Gigante da Zona Oeste conquistou o Campeonato Carioca em duas ocasiões: em 1933 e 1966.

Em 2018, o Bangu-RJ terminou em oitavo na classificação geral do Campeonato Carioca 2018. Atualmente, a equipe ocupa a 151ª posição no Ranking Geral de Clubes da CBF.

A CBF parabeniza o Bangu Atlético Clube por sua história, seu pioneirismo e deseja muitos anos de conquistas!