Avaí Futebol Clube celebra 95 anos neste sábado, 1º de setembro

Avaí Futebol Clube celebra 95 anos neste sábado, 1º de setembro

Fundado em Santa Catarina, o time tem entre suas inúmeras conquistas o título de campeão brasileiro da Série C em 1998 e o vice-campeonato da Série B em 2016

Avaí Futebol Clube

Créditos: Facebook Oficial do Clube

Hoje é dia de comemoração para a Nação Avaiana! Neste sábado, 1º de setembro, o Avaí Futebol Clube comemora 95 anos de uma bela trajetória no futebol catarinense. A história do Leão da Ilha teve início em 1923, quando o comerciante Amadeu Horn conheceu um grupo de garotos que costumava jogar bola na Rua Frei Caneca, no bairro Pedra Grande (atual Agronômica), em Florianópolis.

Apaixonado por futebol, o comerciante resolveu realizar o sonho dos meninos e decidiu presenteá-los com um conjunto completo de “ternos”, como eram chamados na época os uniformes. O material continha, além de bola e chuteiras, camisetas listradas em azul e branco, calções e meias azuis.

Fundação do Avahy Foot-ball Club

No dia 1º de setembro de 1923, em uma reunião na casa do Sr. Amadeu Horn, os jovens atletas e o comerciante decidiram em conjunto fundar um clube de futebol. O nome do novo time seria “Independência”.

Quando tudo já estava praticamente decidido, o Sr. Arnaldo de Oliveira chegou à reunião trazendo novas ideias e acabou influenciando os participantes a mudar o nome do time que nascia. Como estava lendo um livro sobre a história do Brasil, ele propôs o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy. Neste momento, todos apoiaram a ideia e começaram a gritar Avahy, Avahy, Avahy! E desta maneira, entusiasmada e convicta, teve início a história cheia vitórias e conquistas do então Avahy Foot-ball Club.

Nestes quase 100 anos, o Leão conquistou diversos títulos importantes para sua trajetória. Entre eles, o de Campeão da Série C do Brasileirão 1998 e de Vice-Campeão da Série B em 2016, além de consagrar-se Campeão Catarinense por 16 vezes. 

Atualmente na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro 2018, logo mais, às 16h (de Brasília), o Avaí tentará a vitória em casa no dia de seu aniversário contra a equipe do Figueirense, pela 24ª rodada da competição. A Nação Avaiana ocupa hoje a 23ª posição com 6.429 pontos no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

A Confederação Brasileira de Futebol deseja ao Avaí FC um novo ano com muitas conquistas e parabeniza a todos que, de alguma forma, auxiliaram no crescimento e prosperidade do time! 

Fonte: Site Oficial Avaí FC