América-MG e Boa-MG: aniversariantes desta segunda

América-MG e Boa-MG: aniversariantes desta segunda

Fundados no dia 30 de abril, ambos os clubes mineiros celebram mais um ano de atividades no futebol nacional e seguem marcando a história do esporte

Aniversário de América-MG e Boa-MG

Créditos: Divulgação / Facebook Oficial América-MG – Divulgação / Facebook Oficial Boa Esporte Clube

O futebol mineiro está em festa! Nesta segunda-feira (30), dois clubes do estado comemoram mais uma temporada: o América-MG e o Boa-MG completam 106 e 21 anos de fundação, respectivamente. São muitas histórias e conquistas entre os dois aniversariantes.

106 anos do Coelho

O América Futebol Clube surgiu da vontade de um grupo de jovens da sociedade belo-horizontina de criar um novo clube na capital mineira. O nome foi escolhido em um sorteio, assim como o verde e branco que vestem o América Mineiro desde a fundação. O preto foi adicionado no ano seguinte, em função dos calções característicos das equipes da época. O coelho, símbolo do clube, foi adotado em 1945, inspirado pelo desenho do cartunista Fernando Pierucetti, o Mangabeira.

Um dos mais tradicionais clubes de Minas Gerais e um dos principais expoentes do futebol mineiro, o Coelho é um dos maiores celeiros do esporte no Brasil. Famoso por ser uma fábrica de grandes craques, o América Mineiro também marcou seu nome com conquistas. Em seus 106 anos, foram duas conquistas da Série B do Brasileirão (1997 e 2017), um campeonato da Série C (2009), além de 26 títulos do Campeonato Mineiro. 

Em 2018, o Coelho disputa a Série A do Brasileirão, além da Copa do Brasil, competição em que o América-MG entra na disputa a partir das Oitavas de Final (Quinta Fase).

O clube, atualmente, ocupa a 24ª posição no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Mais um aniversário boveta!

O clube foi fundado em 1947 na cidade de Ituiutaba, no pontal do Triângulo Mineiro, como uma associação esportiva. A iniciativa partiu de vários desportistas da região, que batizaram a recém-criada agremiação de Boa Vontade Esporte Clube, embora que, ainda no ano de fundação, tenha adotado o nome de Ituiutaba Esporte Clube. 

O então Ituiutaba Esporte Clube se profissionalizou em 1998, 51 anos depois de sua fundação. O sucesso imediato após a o início das atividades profissionais deram visibilidade ao Boa-MG e credenciaram o clube à elite do futebol mineiro e participar das mais importantes competições nacionais do país. Em 2011, o clube deixa a cidade de Ituiutaba e segue para Varginha, onde assume o nome Boa Esporte Clube.

Entre as principais conquistas do Boa-MG estão a Série C do Brasileirão em 2016 e o vice-campeonato da mesma competição em 2010. Na atual temporada, o Boa Esporte disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.

O clube, atualmente, ocupa a 38ª colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

A CBF parabeniza o América Mineiro e o Boa Esporte e deseja muitos anos de conquistas e sucesso!