Palestra FIFA: parada cardíaca súbita no futebol

Palestra FIFA: parada cardíaca súbita no futebol

Jens Kleinefeld, palestrante FIFA, falou da importância do conhecimento do procedimento prático durante uma parada cardíaca súbita

III Simpósio de Educação Continuada da CNMF - Jens Kleinefeld

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Dando continuidade às conferências internacionais do 3º Simpósio Médico de Educação Continuada da Comissão Nacional de Médicos do Futebol, Jens Kleinefeld, palestrante FIFA e chefe de doping da Federação Alemã, abordou situações de parada cardíaca súbita no futebol. Jens afirmou que, atualmente, o assunto vem sendo debatido de maneira exaustiva pela entidade máxima do futebol. As causas nem sempre são encontradas, mas o conhecimento do procedimento prático durante uma parada cardíaca é o fator decisivo para salvar uma vida.

– Se o atendimento for feito nos primeiros cinco minutos, há 75% de chance de o paciente sobreviver sem sequelas. Hoje, na Alemanha, nós promovemos cursos de emergência de ressuscitação para os clubes, treinamos todos os interessados em aprender. Não é necessário ter um conhecimento médico, apenas o conhecimento do procedimento prático.

Com o auxílio de imagens, Kleinefeld mostrou que os casos muitas vezes se tornam ainda mais complexos por causa do ambiente ao entorno. Porém, ao normalizar a situação, existem duas diretrizes básicas a serem seguidas: supressão do tórax para a oxigenação do cérebro e o uso do desfibrilador para reanimar o coração. Sobre este último, o palestrante enfatizou a importância de ter o equipamento no campo durante jogos e treinamentos.

– Com atendimento correto e no tempo certo, somos capazes de salvar vidas. Todos podemos fazer isso, basta conhecer o procedimento.

A programação do evento continua durante a terça-feira (24) e termina nesta quarta-feira (25). Ao todo, são 8 módulos com diferentes temas da área médica esportiva como tratamento de lesões, doping, concussões e fraturas.

MAIS SOBRE O 3º SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DA CNMF:

Efeitos da suplementação na performance esportiva 

Médicos da Seleção detalham etapas pré e pós-jogos

Lesões: especialistas falam sobre o assunto

Marco Polo Del Nero abre 3º Simpósio Médico