Presidente da Comissão de Médicos do Futebol, Jorge Pagura, falou sobre concussão cerebral em simpósio de Convenção Internacional que acontece no Brasil

Créditos: Divulgação
Autoridade no tema, o presidente da Comissão de Médicos do Futebol da CBF, Jorge Pagura, falou sobre concussão cerebral em atletas de elite em um dos simpósios da renomada Convenção Internacional sobre a Ciência, Educação e Medicina no Esporte (ICSEMIS), evento realizado na cidade de Santos entre 31 de agosto e 4 de setembro de 2016. Convidado pela organização do evento, o médico participou da roda de debates nomeada "Atleta de elite: da prevenção ao retorno para o esporte". Pagura é autor do livro "Concussão Cerebral: Mais que uma simples batida na cabeça", lançado em junho desse ano.
A convenção reúne aproximadamente quatro mil representantes de 70 países, entre atletas, estudantes e cientistas. Durante os cinco dias, cerca de dez palestrantes principais e 16 simpósios abordam temas como gestão no esporte, saúde do cérebro e atividade física, psicologia do esporte, integridade e inclusão, entre outros.
O evento é realizado a cada quatro anos, no mesmo país em que acontece os Jogos Olímpicos. A Universidade Federal de São Paulo (Uni- fesp) é a instituição organizadora do evento no Brasil.