Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro 2022

Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro 2022

CBF publica atualização do protocolo médico de sugestões e orientações acerca das medidas protetivas à Covid-19 a serem adotadas na temporada 2022

Nota Oficial Nota Oficial
Créditos: CBF

A Comissão Médica Especial da Confederação Brasileira de Futebol, no acompanhamento da evolução da pandemia de COVID-19 no Brasil, publicou atualização do documento que descreve as medidas protetivas a serem adotadas pelos clubes nas competições coordenadas pela CBF, regulamentada pela Diretoria de Competições através da publicação da Diretriz Técnica Operacional.

A CBF reitera a adoção das medidas preconizadas pelas autoridades de saúde e contribui diretamente para que as atividades ocorram de modo responsável, seguro e ao seu tempo em cada localidade, sabedora do padrão de transmissão não homogêneo em todo o território nacional. A Comissão Médica Especial é responsável pela verificação e pelo controle dos certificados de vacinação contra a COVID-19 emitido pelas autoridades sanitárias do país, pela gestão de resultados dos testes RT-PCR e dos testes Pesquisa de Antígenos realizados pelos clubes, pela análise dos inquéritos epidemiológicos, além da implementação das medidas protetivas descritas.

Estão consolidados neste documento aspectos vigentes da primeira edição do Guia Médico publicado em junho de 2020, da segunda edição publicada em maio de 2021, com aperfeiçoamentos e implementações a serem aplicados na temporada 2022. Um desses é a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação plena contra a Covid-19 à Comissão Médica da CBF. 

A Comissão Médica Especial da CBF é assessorada cientificamente por um Conselho de Infectologistas e Epidemiologistas.


Anexos

  • Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro 2022 - 3ª edição