Efeitos da suplementação na performance esportiva

Efeitos da suplementação na performance esportiva

Fisiologista americano fala da importância da suplementação para o desempenho esportivo

III Simpósio de Educação Continuada da CNMF - John Lewis III Simpósio de Educação Continuada da CNMF - John Lewis
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Abrindo as conferências internacionais do 3º Simpósio de Educação Continuada da Comissão Nacional de Médicos do Futebol o norte-americano, John Lewis, PhD em fisiologia, abordou a importância de suplementos e vitaminas na performance esportiva. Segundo Lewis, não há nenhum outro comportamento que seja mais importante do que a nutrição. 

– Deixe a comida ser seu remédio. Nada é mais importante do que a nutrição. As estratégias alimentares podem afetar e melhorar o desempenho físico de atletas de diversas atividades – orientou.

Também de acordo com o fisiologista americano, as suplementações não são alimentações convencionais, mas, se usadas para a melhoria, são essenciais e importantes para a realização de atividades físicas. Mais especificamente no futebol, certo tipo de nutriente podem contribuir para explosão, resistência e diminuição do tempo de recuperação do jogador. 

Estudos da American College of Sports Medicine demonstram que o uso adequado de uma seleção de nutrientes e suplementos com relação ao tipo de atividade é basicamente necessário para a performance esportiva.

A programação do evento continua durante a terça-feira (24) e termina nesta quarta-feira (25). Ao todo, são 8 módulos com diferentes temas da área médica esportiva como tratamento de lesões, doping, concussões e fraturas.

MAIS SOBRE O 3º SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DA CNMF:

Médicos da Seleção detalham etapas pré e pós-jogos

Lesões: especialistas falam sobre o assunto

Marco Polo Del Nero abre 3º Simpósio Médico