Comissão Médica e de Controle à Dopagem da CBF debate sobre aspectos físicos e clínicos no retorno do futebol

Comissão Médica e de Controle à Dopagem da CBF debate sobre aspectos físicos e clínicos no retorno do futebol

Membros da casa e convidados fizeram suas apresentações focadas no tema "Futebol: Retorno em Tempos de Pandemia - Aspectos Físicos e Clínicos"

Webinar "Futebol: Retorno em Tempos de Pandemia - Aspectos Físicos e Clínicos" Webinar "Futebol: Retorno em Tempos de Pandemia - Aspectos Físicos e Clínicos"
Créditos: CBF

O segundo Webinar Futebol promovido pela Comissão Médica e de Controle à Dopagem da CBF foi realizado na última quinta-feira (8). O encontro, que foi transmitido ao vivo pela CBF TV, contou com a participação de ilustres convidados de modo online. O tema central foi "Futebol: Retorno em Tempos de Pandemia - Aspectos Físicos e Clínicos". A abertura do evento foi feita pelo Dr. Jorge Pagura, Presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem CBF. A mediação foi realizada por Diogo Netto, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Confederação. Ao todo, foram 611 visualizações no site da CBF TV.

Em pouco mais de três horas de bate-papo, os participantes apresentaram trabalhos e conversaram sobre os aspectos físicos e clínicos do retorno do futebol. Entre os palestrantes, a casa contou com três representantes: o Dr. Guilherme Passos, Fisiologista da CBF; o Dr. Fabio Mahseredjian, Preparador Físico da CBF; e Juninho Paulista, Coordenador da Seleção Brasileira Principal. O pentacampeão foi o último a falar e usou o seu tempo para mostrar a visão de um ex atleta e dirigente esportivo, sobre o atual momento que vivemos. Por outro lado, os médicos dissertaram sobre o lado clínico. Enquanto Dr. Guilherme Passos discursou sobre os aspectos fisiológicos no retorno ao futebol, o Dr. Fabio Mahseredjian discorreu sobre a importância da preparação física para evitar lesões.

Além dos membros da CBF, o Webinar também contou com mais quatro doutores na sua escalação, e são eles: o Dr. Alexandre Rodrigues Marra, Médico Infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein; o Dr. Nabil Ghorayeb, Chefe de Cardiologia do Esporte do Instituto Dante Pazzaense; o Dr. Marcelo Leitão, Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte; e por fim, o Dr. Edilson Thiele, Médico da CONMEBOL.

Anexos

  • Alterações Cardio Pulmonares

  • Aspectos Fisiológicos

  • Lesões Ortopédicas pós Destreino

  • Parâmetros clínicos da ergoespirometria

  • Preparação Física Como evitar Lesões

  • Testes diagnósticos para COVID19 e como interpretar


Veja mais