Workshops CBF Social fazem sucesso em Fortaleza

Workshops CBF Social fazem sucesso em Fortaleza

Com cerca de 200 pessoas presentes em cada dia de evento, projeto levou temas importantes para conhecimento de profissionais e acadêmicos na capital cearense

Workshop CBF Social Fortaleza (CE)

Workshop CBF Social Fortaleza (CE)

Créditos: Pedro Chaves / Federação Cearense de Futebol

Workshop CBF Social Fortaleza (CE)

Workshop CBF Social Fortaleza (CE)

Créditos: Pedro Chaves / Federação Cearense de Futebol

O CBF Social está em Fortaleza (CE). Em parceria com a Federação Cearense de Futebol, o projeto realizou dois dias de Workshops na cidade. Com cerca de 200 pessoas presentes em cada dia de palestras, foi proposta uma integração entre profissionais ligados ao futebol, saúde, bem estar e a relação do esporte com a sociedade, através das palestras e debates.

Na manhã de quinta-feira, professores de educação física, médicos e atletas puderam acompanhar ciclos de palestras sobre a área da saúde esportiva. Os principais objetivos foram alertar e informar os cuidados necessários para o bom desempenho dos praticantes.

Alguns dos temas debatidos foram: concussão cerebral, sistema de mapeamento de lesões, doping no Futebol, a importância do trabalho interdisciplinar no Futebol e a Prevenção de lesões no futebol. Para discutir sobre os assuntos, especialistas da CBF estiveram presentes. Jorge Pagura, presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol da CBF, Andréia Picanço, coordenadora geral da Comissão Nacional de Médicos do Futebol da CBF, e Fernando Solera, presidente da Comissão de Controle de Doping, ministraram seus debates separadamente.

Também palestraram profissionais de Fortaleza Esporte Clube e Ceará Sporting Club. Os representantes do Vozão foram: Henrique Bastos, chefe do Departamento Médico, Wellington Alencar, fisioterapeuta e Giovanni Bruno Ramirez, fisiologista. Pelo Tricolor do Pici estiveram presentes Liana Gláucia de Castro, psicóloga, Edson Palomares, fisiologista, Fabiano Rosenau, preparador físico, e Leandro Rebouças Bezerra, médico.

Ainda na quinta-feira, o tema da tarde foi “Proteção Integral de Crianças e Adolescentes no Futebol”. Diogo Netto, Gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, Mauro Carmélio, Presidente da Federação Cearense de Futebol, Carlos Nicodemos, Advogado e membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB, Marcelo Nascimento, Diretor Social da Associação de Ex Conselheiros e Conselheiros da Infância (AECCI), Monica Sillan de Oliveira, Assistente Social e Coordenadora Geral da OSC FACC, e Nathalia Guimarães, Assistente Social e Secretaria Executiva AECCI, palestraram sobre Cidadania e Direitos das crianças e adolescentes na prática do Futebol.

O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, declarou que as expectativas para o sucesso do evento são grandes e que o grande objetivo do workshop é proporcionar mais conhecimento aos participantes.

– Esperamos que com essas palestras debatidas por estes grandes profissionais, o público que está aqui no evento, saia hoje mais enriquecido de conhecimento em suas respectivas áreas de atuação – finalizou.

Na última sexta-feira (23), o auditório da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará recebeu o segundo Workshop CBF Social. O evento teve como principal objetivo fornecer mais conhecimentos a profissionais ligados à área de Educação Física e mostrar como a prática do futebol pode auxiliar na participação social.

O evento contou com presenças importantes, como do Secretário-Geral da CBF, Walter Feldman, o gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Entidade, Diogo Netto, o Presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, e do secretário do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), Euler Barbosa. Foram apresentadas novas perspectivas para o aumento da prática do futebol em todo o território nacional e como as atividades esportivas devem agir na sociedade.

O Beach Soccer e futebol feminino também foram debatidos por profissionais da área. As dificuldades, os desafios e o preconceito enfrentados pelas mulheres que decidem atuar na área foram os assuntos que geraram grande interesse do público e interação com os palestrantes.

Outro tema apresentado foi a segurança nos estádios de futebol. Práticas preventivas contra acidentes que possam comprometer a saúde de atletas e torcida foram apresentadas por representantes da Cruz Vermelha. O ensino do futebol na infância e adolescência, táticas nas categorias de base e a coordenação deste setor foram os temas que encerraram  o ciclo de palestras na capital cearense. Sucesso total!

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics