Workshop CBF Social é realizado na Arena do Grêmio

Workshop CBF Social é realizado na Arena do Grêmio

Ciclo de palestras do projeto proporcionou grande evento no estádio do Imortal e contou com a participação de grandes nomes do esporte

CBF Social em Porto Alegre (RS)

O CBF Social realizou o Workshop Futebol na Infância e Adolescência no auditório da Arena do Grêmio, na tarde desta quarta-feira (2), em Porto Alegre (RS). O presidente do Imortal, Romildo Bolzan, fez a abertura e valorizou iniciativas como o projeto da Confederação Brasileira de Futebol, que tratam o esporte como meio de formação de pessoas, mais do que apenas formação de jogadores. Em sua fala, o presidente citou a responsabilidade de todos as partes relacionadas ao desenvolvimento de um atleta e a relevância de iniciativas que se propõem a organizar o processo.

Em seguida, o Gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, Diogo Netto, apresentou o projeto Gol do Brasil, principal braço do CBF Social hoje, que atende 200 crianças da rede municipal de ensino da cidade de Ribeirão Pires (SP) e será desenvolvido em outras cidades do país em breve. Na sequência, Francesco Barletta, coordenador das categorias de base do Grêmio e Daniel Otto, supervisor da área de formação da Escola de Futebol também palestraram, explicando todo o processo de desenvolvimento de atletas do Tricolor gaúcho.

O técnico da Seleção Brasileira de futsal, Marquinhos Xavier, estava acompanhando as palestras e fez breves considerações sobre o desenvolvimento de atletas na modalidade e a relação do salão com o campo. Depois, foi a vez do presidente da Comissão Nacional de Controle de Doping da CBF, Fernando Solera, falar sobre a prevenção para o uso de substâncias ilegais. 

A formação de jogadores de futebol foi o assunto do instrutor de preparação física da Conmebol e ex-preparador físico do Barcelona e da seleção argentina, Elvio Paolorosso, e do instrutor técnico da Conmebol, Juan Anselmi. Enquanto o primeiro focou na parte física, o segundo discorreu sobre as diferenças na preparação de cada categoria das divisões de base. Por fim, a consultora de marketing Débora Saldanha falou sobre a utilização de redes sociais por parte de atletas.

Nesta quinta-feira (3) pela manhã, 150 crianças de escolas públicas e projetos sociais da capital gaúcha vão participar do Festival de Futebol CBF Social, na Arena do Grêmio. A 21ª edição do CBF Social é desenvolvida em Porto Alegre (RS) através de uma parceria envolvendo o Departamento de Responsabilidade Social do Tricolor Gaúcho, a Confederação Brasileira de Futebol, o programa Evolución, da Conmebol, e a Federação Gaúcha de Futebol.