Webinar sobre Categorias de Base bate recorde de audiência e conta com mais de 20 mil inscritos

Webinar sobre Categorias de Base bate recorde de audiência e conta com mais de 20 mil inscritos

Videoconferência com Gestores de Clubes foi um sucesso e contou com espectadores de 52 países ao redor do mundo

Webinar sobre Categorias de Base bate recorde de audiência e conta com mais de 20 mil inscritos Créditos: CBF

Formar um jogador profissional vai muito além do objetivo final. E o Webinar desta quarta-feira (22) partiu desta premissa. Com o tema Categorias de Base, a edição reuniu inúmeros profissionais especialistas na área, que dividiram seus conhecimentos e experiências através de palestras e rodas de bate-papo. Com mais de 20 mil inscritos de 52 países diferentes, a 11ª edição do evento bateu o recorde de audiência e foi um verdadeiro sucesso.

Com início às 14h (horário de Brasília), o Webinar foi conduzido por Diogo Netto, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da CBF e contou com o discurso inicial de Walter Feldman, Secretário Geral da casa, e Branco, Coordenador das Categorias de Base da Seleção Brasileira.

“Muito bacana ver esse recorde de mais de 20 mil inscritos de 52 países diferentes. Nessa pandemia, o Webinar é uma das principais experiências de conexão nacional e internacional. Através desse mecanismo, conseguimos conectar o Brasil e o mundo trazendo as pessoas que melhor podem falar sobre determinado assunto. O Webinar veio realmente para ficar”, destacou Feldman.

Outra participação de destaque foi a de Manoel Flores, Diretor de Competições da casa. Em um aguardado pronunciamento, o representante da CBF anunciou com exclusividade que o calendário oficial completo dos torneios da Base será divulgado nesta quinta-feira (23).

Webinar Categorias de Base Webinar Categorias de Base
Créditos: CBF

De acordo com Manoel, a CBF assumiu o compromisso de manter o calendário integral de 2020 das competições da Base – assim como fez com as datas do profissional masculino e feminino. Dentre os torneios, destaca-se o Brasileirão Sub-17 que, segundo o Diretor, terá seu início no dia 23/09 e se estenderá até o dia 07/02 de 2021.

Ao todo, foram 17 palestras conduzidas pelos representantes oficiais dos mais tradicionais clubes do futebol brasileiro. Ao longo do Webinar Categorias de Base, o conteúdo compartilhado pelos especialistas foi extremamente elogiado pelos espectadores conectados ao redor do mundo através do chat.

Apesar das especificidades características de cada instituição, um aspecto foi unânime em todas as palestras: a formação do cidadão. Todos os representantes de clubes ressaltaram a importância de trabalhar o lado social do atleta, concomitantemente ao lado desportivo.

Desta forma, caso o objetivo principal do atleta – subir para o profissional – não seja cumprido, o indivíduo está bem orientado como cidadão para seguir seu caminho também fora do esporte. Além disso, os palestrantes também destacaram o intuito de resgatar as origens do vitorioso futebol brasileiro desde o início do ciclo profissional, nas categorias de base.

Confira abaixo a listagem completa dos palestrantes da 11ª edição do Webinar CBF Social:

Fernando Yamada, Coordenador Geral do Corinthians; Carlos Brazil, Gerente do Futebol de Base do Vasco; Roberto Moreira Goncalves Junior, Diretor das Categorias de Base e Esportes Olímpicos do Fortaleza; Gustavo Ferreira, Diretor de Futebol de Base do Cruzeiro; Antonio Garcia, Diretor Executivo de Futebol de Base do Fluminense; Eduardo Pacheco Freeland, Gerente de Futebol de Base do Flamengo; Tiano Gomes, Gerente de Futebol de Base do Botafogo; Jorge Andrade, Gerente de futebol da base do Santos; Frederico Cascardo, Diretor das Categorias de Base do América-MG; Roberto Braga, Coordenador Técnico do Bahia; Guilherme Sousa, Gerente Administrativo da Base do Atlético Mineiro; André Leite, Gerente Categoria de Base do Coritiba; João Paulo, Coordenador Geral das Divisões de Base do Palmeiras; Rodrigo Dias, Coordenador Geral da Base do Sport; Wagner Gonçalves, Coordenador Técnico Categorias de Base do Grêmio; Marcelo Vilhena, Coordenador Técnico do Vitória e Pedro Smania, Coordenador Geral de Futebol de Base do São Paulo.

Anexos

  • André Leite - Formação dos atletas no Coritiba Futebol Clube

  • Antonio Garcia - O Trabalho de Formação nas Categorias de Base do Fluminense FC

  • Carlos Brazil - Integração futsal x campo

  • Cristiano Santos Gomes -Estrutura da Base do Botafogo de Futebol e Regatas

  • Eduardo Pacheco Freeland - O Processo de Formação e a Perspectiva do Atleta

  • Fernando Yamada - Departamento de formação e seus processos

  • Frederico Normanha Cascardo - Fases da Formação nas Categorias de Base

  • Guilherme Sousa - O papel do supervisor nas categorias de base

  • Gustavo Ferreira - Formação Integral do Atleta - Case Cruzeiro

  • João Paulo Sampaio - 14 Raizes do nosso futebol de formação e perspectiva futura!!

  • Jorge Andrade - Transição de categorias de baseProfissional equipe de Transição (aspirantes)

  • Marcelo Vilhena Silva - Sistematização dos Treinos

  • Pedro Smania - Formação de atletas Um olhar para a história do clube

  • Roberto Moreira - A importância das categorias de base na formação do Cidadão

  • Roberto Nascimento Braga - Formação Integral de Jogadores de Futebol

  • Roberto Valdemar - Gestão das categorias de base

  • Rodrigo Reis Dias -Gestão Técnica nas Categorias de Base


Veja mais