Webinar CBF Social discute ideias sobre treinamento para goleiros

Webinar CBF Social discute ideias sobre treinamento para goleiros

Em sua décima semana, os convidados da roda de conversas exibiram as suas ideias e experiências sobre o tema central do evento

Treino no estádio do Boa Vista no Porto. Taffarel Treino no estádio do Boa Vista no Porto. Taffarel
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Sucesso semana após semana, o Webinar CBF Social realizou hoje a sua décima troca de ideias. Nesta quarta-feira (15), os convidados apresentaram palestras com o tema central “Treinamento de Goleiros”. A mediação ficou na responsabilidade de Diogo Netto, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da CBF. Os trabalhos trouxeram diversas ideias, experiências e conhecimentos sobre o assunto abordado no dia. Vale lembrar que os palestrantes estavam em suas casas, sendo a conferência feita de modo online e com transmissão ao vivo pela CBF TV. Ao todo foram 24.400 visualizações.

Abrindo os seminários, o primeiro a falar foi Claudio Taffarel. O tetracampeão mundial e Treinador de Goleiros da Seleção Brasileira contou fatos e histórias da sua gigante trajetória profissional dentro e fora dos gramados. Após, foi a vez de Roberto Vilela, professor de goleiros da CBF School RJ. O instrutor discursou sobre conceitos básicos da iniciação do treinamento específico para goleiros, passando por métodos de trabalho voltados à posição.

As palestras seguintes foram feitas por profissionais de diversos grandes clubes brasileiros, como: Santos, Atlético-MG, Grêmio, Bahia, Athletico-PR e Coritiba. Todos compartilhando pesquisas e estudos com o intuito de enriquecer a roda de conversas e dar dicas para os participantes inscritos no evento. Além deles, outros profissionais da CBF colaboraram com o Webinar. César Augusto del Roy, Treinador de Goleiros da Seleção Masculina Sub-15, explicou como funciona o controle de carga no treinamento de jovens arqueiros; e Mateus Famer dos Santos, que foi campeão do mundo com a Seleção Masculina Sub-17, mostrou o case de sucesso do campeonato.

Uma participação internacional prestigiou o bate-papo. Mauro Mastrogiuseppe, expôs o El Día Del Uno, que é um programa da CONMEBOL para o desenvolvimento de projetos voltados para goleiros. O ex jogador profissional disponibilizou um vídeo curto, que exibiu imagens dos centros de treinamentos com exercícios passados especificamente com as ideias propostas. Já a visão atual do atleta da classe ficou por conta de Weverton e Jenilson Brito Rodrigues, o Mão. O campeão olímpico e atual titular do Palmeiras dissertou sobre o lado dos gramados, enquanto o ex goleiro da Seleção Brasileira de Beach Soccer relatou, com toda a sua experiência, as dificuldades da posição no esporte praticado nas areias. O debate ainda contou com a participação de Aline Reis, goleira da Seleção Feminina, que bateu um papo descontraído com Weverton sobre a vida debaixo das traves e os diferentes desafios que os dois enfrentam diariamente.

O momento curioso foi representado por Magali Lino de Souza Becker. A mãe de Alisson Becker, goleiro do Liverpool-ING e da Seleção Brasileira Masculina Principal, e de Muriel Becker, camisa 1 do Fluminense, contou como é a vida dos seus filhos dentro e fora dos gramados. Os fatos contados sob a ótima materna foram interessantes, pois revelaram um lado dos atletas que muitos não têm a oportunidade de conhecer.

Anexos

  • A função do treinador de goleiros

  • A influência das regras nas ações dos goleiros e treinadores

  • Ações do Goleiro no Jogo

  • Case Copa do mundo Sub-17

  • Como o futsal pode contribuir para o goleiro de futebol

  • Controle de Carga no Treinamento de Goleiros

  • Dificuldades e Avanços do Goleiro de Beach Soccer

  • Gestão de Carreira

  • Goleiros campeões dentro e fora do campo o olhar de uma mãe

  • Importancia, desarrollo e historia del Conmebol Evolución do Goeliros El Día Del Uno

  • Iniciação ao treinamento de goleiro

  • Metodologia do Treinamento de Goleiro

  • O goleiro moderno no futebol

  • Particularidades do Goleiro e da Goleira no futebol

  • Transição do treinador de goleiros, da base para o profissional