Webinar CBF Social debate tema sobre atividade física e esporte amador

Webinar CBF Social debate tema sobre atividade física e esporte amador

Profissionais da área da saúde discursaram sobre o conteúdo central "Atividade física e esporte amador em tempos de COVID-19. Riscos x benefícios"

Webinar "Atividade física e esporte amador em tempos de COVID-19. Riscos x benefícios" Webinar "Atividade física e esporte amador em tempos de COVID-19. Riscos x benefícios"
Créditos: Assessoria CBF

Após sucessos seguidos, o Webinar do CBF Social chegou a sua sexta semana. O tema proposto para esta quarta-feira (17) foi "Atividade física e esporte amador em tempos de COVID-19. Riscos x benefícios". Os seminários foram apresentados de modo online e o evento foi transmitido ao vivo pelo site da CBF TV. A abertura do evento foi feita pelo Dr. Jorge Pagura, Presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem CBF. .A mediação foi realizada por Diogo Netto, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Confederação. Ao todo, foram 8.114 visualizações, sendo 2.124 acessos simultâneos.

O primeiro convidado a falar foi o Dr. Fernando Torres, Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. O doutor discursou sobre a fisiologia do exercício e o uso de máscaras, e ressaltou que o utensílio possui um efeito protetor contra a contaminação respiratória. Durante a sua apresentação o médico parabenizou o sucesso do CBF Social na promoção de uma nova troca de conhecimentos a cada semana.

Na sequência, foi a vez do Dr. Samir Salim Daher, Diretor do Serviço de Medicina Esportiva do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. O convidado dissertou sobre um tema muito importante em época de quarentena: a terapia, e a classificou como sendo muito útil ao combate da doença do isolamento social.

A terceira convidada foi a Dra. Silvana Vertematti, que alertou para os riscos com a COVID-19 nas práticas de atividades físicas e esportes amadores. Após ela, o Dr. Hésojy Gley Pereira Vital da Silva, Coordenador de Saúde do Comitê Paralímpico Brasileiro, apresentou o seu trabalho que abordava a prática de exercícios indoor. O palestrante focou especificamente em academia, ginásios e piscinas, que são locais considerados de alta contaminação. Fazendo um contraponto a apresentação anterior, o quinto convidado dissertou sobre a práticas de exercício ao ar livre. O seminário ficou a cargo do Dr. Thiago Chalhub Ribeiro, Médico do Esporte nos Esportes Olímpicos no Fluminense Football Club

Representando a casa, se apresentaram o Dr. Marco Azizi, Médico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e o Dr. Fernando A. Soléra, Coordenador Comissão de Controle de Doping da CBF. O primeiro discursou a respeito do futebol de fim de semana, e alertou para os problemas esta prática envolve no cenário em que estamos vivendo, como: o transporte utilizado e a higienização das dependências do local de prática do esporte. O segundo falou sobre a relação entre imunidade e suplementos. O doutor explicou o funcionamento do sistema imunológico e a importância do uso acompanhado da suplementação, para evitar a contaminação do produto.

Outro tópico colocado a mesa foi como e quando retornar as práticas esportivas. O Dr. Álvaro Paiva Oliveira, responsável pelo Ambulatório de Cardiologia do Rsporte na Universidade Federal de São Paulo, apresentou casos e mostrou que sem acompanhamento profissional, o erro pode levar a dores e lesões. Por fim, o último a exibir o seu estudo foi o Dr. Sergio Wey, Infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein. O médico baseou a sua pesquisa na visão geral do infectologista e agradeceu o convite especial para participar do Webinar do CBF Social.

Anexos

  • Clubes Esportivos e Sócio Culturais

  • Exercícios físicos indoor Academia ginásio Piscina

  • Fisiologia do Exercício Uso de Máscaras

  • O futebol de fim de semana

  • Paciente com covid-19, como e quando retornar ao esporte

  • Riscos e Beneficios da Covid-19 na atividade fisica e esporte amador em Escolinhas de Esporte e na Escola