Webinar CBF Social aborda o Futebol na Infância e na Adolescência em mais uma tarde de palestras

Webinar CBF Social aborda o Futebol na Infância e na Adolescência em mais uma tarde de palestras

Representantes da CBF Academy, preparadores físicos e médicos falam sobre os desafios de se desenvolver o esporte nas primeiras fases da vida

Futebol na Infância e na Adolescência Futebol na Infância e na Adolescência
Créditos: Thiago Neves

O futebol é um instrumento de transformação na sociedade. E, pensando nisso, a nova rodada de palestras do Webinar CBF Social trouxe, nesta quarta feira (10), o debate sobre o “Futebol na Infância e na Adolescência”. Representantes da CBF Academy, professores universitários e médicos conversaram sobre os benefícios do futebol no crescimento e desenvolvimento infanto-juvenil.

O Secretário Geral da CBF, Walter Feldman, deu a largada nas conversas virtuais falando sobre o Projeto Gol do Brasil, iniciativa anual da CBF que visa contribuir na formação de cidadãos através do esporte. Com cerca de 5.862 inscrições, a quinta semana do Webinar, online e gratuito, reuniu especialistas de todas as áreas de atuação e planejamento do futebol na infância e adolescência.

Mais uma vez na mediação, Diogo Netto, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da CBF, entregou a palavra para o Dr. Fabrício Vasconcellos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, iniciar o dia. Em seus 15 minutos de fala, o professor mostrou como o futebol pode ser um instrumento benéfico para a saúde das crianças e adolescentes: ajudando no combate a obesidade infantil e motivando o rendimento escolar. Segundo ele, é preciso aproveitar a afeição que as crianças têm com o esporte e trabalhar atividades variadas e motivadoras com eles. Outro ponto de destaque na fala de Fabrício foi a crítica a falta de uma “cultura do estudo” já que, muitos jogadores quando obtém sucesso financeiro acabam abandonando a aprendizagem.

Ainda seguindo a linha de pesquisas médicas, o Webinar recebeu também o Dr. Marcio Oliveira, do Hospital HOME/Centro Médico da FIFA, para mostrar os estudos sobre prevenção de lesões esportivas na infância e adolescência. Diferente dos atletas adultos, os dados mostrados indicam que as crianças possuem um histórico significativo de lesões nos membros superiores e, com isso, precisam de uma atenção específica.

Como o futebol não envolve apenas o que acontece dentro das quatro linhas, outros palestrantes evidenciaram a importância do papel social do esporte. Para Thais Toledo, instrutora da CBF Social, por exemplo, o primeiro passo é mudar a forma como se ensina. A partir do momento que se traz a criança para o centro de um aprendizado mais democrático, mostrando a ela que é permitido expor suas ideias, é possível caminhar para a formação de um ser humano mais crítico e capaz de se relacionar bem com os outros.

E esse processo passa também pela metodologia que os treinadores utilizam nas aulas. Com isso, o bate-papo deu oportunidade para alguns clubes e a própria CBF Academy  mostrarem como conseguem atender as particularidades de cada criança. Vários posicionamentos ao longo do dia giravam em torno de um mesmo pensamento: o futebol cumpre o seu papel social quando se preocupa com a saúde física e mental do aluno.

Além disso, o dia contou com palestras sobre marketing digital para projetos iniciantes, os programas sociais que a Secretaria Nacional do Futebol e dos Direitos do Torcedor promovem nos municípios do país, assistência que as famílias dos jogadores precisam receber e como a maturação biológica dos jovens atletas influenciam no seu desempenho em campo.

Por fim, Diogo Netto contou que semana que vem haverá mais uma rodada de conversas, porém o assunto ainda não foi definido. Existem dois temas na disputa: Futebol Feminino ou CBF Mais Saúde, abordando a fisioterapia no esporte. As inscrições abrirão na próxima segunda-feira (15). Lembrando que o evento é online, ao vivo e gratuito.

Anexos

  • A influência da maturação biológica na formação de atletas.pdf

  • A importância das aulas síncronas (aulas online ao vivo) em escolas de futebol.pdf

  • Processo de desenvolvimento de futebolistas brasileiros.pdf

  • Desenvolvimento do Talento no Futebol.pdf

  • Goleiros; Tendências, conceitos e desenvolvimento das potencialidades no período de formação.pdf

  • Futebol O ensino das habilidades de vida para crianças e adolescentes.pdf

  • Futebol como promoção de saúde para crianças e adolescentes.pdf

  • Estratégias de Marketing Digital para Escolas de Futebol e Projetos Sociais.pdf

  • Epigenética e controle do treinamento em jovens atletas.pdf