Pedagogia é o assunto da vez na terceira semana do Webinar Social da CBF

Pedagogia é o assunto da vez na terceira semana do Webinar Social da CBF

Com transmissão ao vivo, técnicos das Seleções de Base e convidados debateram sobre a "Educação em Tempos de Isolamento Social: Um olhar pedagógico"

Webinar CBF Social: "Educação em Tempos de Isolamento Social: Um olhar pedagógico" Webinar CBF Social: "Educação em Tempos de Isolamento Social: Um olhar pedagógico"
Créditos: Assessoria CBF

Dos quatros temas propostos para debate durante o Webinar Social, a terceira semana trouxe a Pedagogia como o assunto central. O evento, realizado na tarde desta quarta-feira (27), contou com mais de quatros horas de duração e 3.144 inscritos. Totalmente online, técnicos das Seleções de Base e convidados discutiram sobre o tema "Educação em Tempos de Isolamento Social: Um olhar pedagógico". Walter Feldman, Secretário-Geral da CBF, e Branco, Coordenador das Categorias de Base da Seleção Brasileira, abriram as discussões do dia com o questionamento sobre a importância dos estudos na vida dos atletas. A mediação ficou por conta do Diogo Netto, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da casa.

A primeira palestra foi conduzida por Celso Paulo, Diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Debatendo sobre o valor do esporte na aprendizagem da vida em sociedade, o professor mostrou como um ensino de qualidade no futebol é fundamental. Para ilustrar o cenário proposto por ele, Simone Jatobá, Jonas Urias, Guilherme DallaDéa e Victor Rodrigues Gomes, técnicos das Seleções de Base, conduziram a segunda conversa do dia. O assunto da mesa foi "a educação como fator essencial na formação integral e sistêmica do atleta". Cada técnico trouxe sua experiência frente às Seleções para mostrar um pensamento em comum: o tempo de estudo de um jogador é diretamente proporcional ao seu sucesso.

O ponto alto do evento foi a participação da professora Eliana Paim, Consultora pedagógica das Seleções de Base da CBF, que mostrou o valor do fortalecimento do vínculo educacional durante as convocações das Seleções de Base. Atualmente desativado devido à paralização do futebol brasileiro, Eliana falou sobre o recente projeto desenvolvido na Granja Comary que busca estabelecer uma ligação entre a CBF, os clubes e a escola. O objetivo é um suporte no ensino de qualidade. Com oito meses de duração, o programa atendeu nove delegações, sendo 243 atletas de 28 clubes e já trouxe resultados positivos. Segundo a profissional, após o período convocado, todos os jogadores participantes tiveram a oportunidade de retomar com seus estudos em dia, além de grande parte deles externaram a vontade de continuar nas escolas e/ou faculdades.

Os debates seguintes foram voltados aos trabalhos dos pedagogos nos clubes de futebol espalhados pelo Brasil. As mesas contaram com apresentações de profissionais do Cruzeiro, Ponte Preta, Flamengo, Juventude, Atlético Mineiro e Chapecoense. Foram tratados assuntos como o ensino a distância, o estímulo ao raciocínio, o hábito de leitura, a rotina de estudos e a importância do vínculo educacional com atletas e familiares durante a pandemia e a utilização da linguagem do futebol como ferramenta educacional. Além disso, Giuliano Bozzano, Diretor da Escola Nacional de Arbitragem da CBF (ENAF), trouxe para o debate a educação continuada na arbitragem em tempos de isolamento social.

O quarto encontro está marcado para acontecer na próxima quarta-feira (03), também às 14h, e trará para a discussão a responsabilidade social dos clubes brasileiros frente à pandemia. Assim como as três edições anteriores, serão quatro horas de debates e apresentações sobre o assunto. O link para inscrição será disponibilizado em breve no site da CBF.

Anexos

  • Rotina de Estudos em tempos de Isolamento.pdf

  • Utilização da linguagem do futebol como ferramenta educacional.pdf

  • Olhar sociólogo sobre a relação escola e futebol na formação humana.pdf

  • Promoção do hábito de leitura em tempos de isolamento social.pdf

  • Estímulo ao raciocínio frente à pandemia.pdf

  • Fortalecimento do vínculo educacional durante as convocações das Seleções de Base.pdf

  • Arbitragem na Quarentena.pdf

  • Ensino aprendizagem na modalidade EaD.pdf

  • A importância do vínculo educacional com atletas e familiares em tempo de COVID-19.pdf