Futebol Feminino quebra recorde de inscritos no Webinar CBF Social

Futebol Feminino quebra recorde de inscritos no Webinar CBF Social

Evento realizado na tarde desta quarta-feira (29) foi um sucesso histórico e contou com quase 22 mil inscrições realizadas

Futebol Feminino é o tema da décima primeira semana do Webinar CBF Social Futebol Feminino é o tema da décima primeira semana do Webinar CBF Social
Créditos: Assessoria CBF

A tarde foi toda sobre elas! Nesta quarta-feira (29) aconteceu o décimo segundo Webinar promovido pela CBF Social. Com o tema central sendo o Futebol Feminino, o bate-papo contou com a participação de diversos profissionais da casa e de muito grandes clubes do futebol brasileiro. Durante quase oito horas, os palestrantes trocaram conhecimento em uma rica roda de conversas. O público de quase 22 mil inscritos pode aprender com as experiências compartilhadas nos seminários e assistir pela CBF TV. Vale lembrar que todos apresentaram os seus trabalhos das suas casas!

O debate teve início às 14h (de Brasília) e contou com a mediação de Diogo Netto, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da CBF. A fala de abertura foi realizada por Walter Feldman, Secretário Geral da casa. Feldman deixou claro o desejo da CBF em construir um futebol feminino que seja símbolo mundial, através de grandes campeonatos, e tendo como prioridade as Seleção Principais e de Base. Além disso, o Secretário Geral parabenizou a Técnica da Seleção Feminina, Pia Sundhage, que completou um ano de trabalho com a Amarelinha.

O pontapé inicial foi dado por Romeu Carvalho de Castro, Supervisor de Competições do Futebol Feminino. Ao longo da sua apresentação, Romeu mostrou todos os calendários para as competições oficiais da CBF para as mulheres, também mostrando onde cada uma será transmitida. O Brasileirão Feminino A-1 teve o seu reinício marcado para o dia 26 agosto, com jogos da 5ª rodada. Outro ponto de destaque, para os campeonatos da base, é que o ano-base continua sendo 2020, mesmo que se estenda até 2021, mantendo assim a idade máxima para o ano atual.

Na sequência foi a vez da ilustre presença de Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira Feminina. A treinadora compartilhou historias e experiências da sua vida dedicada ao futebol feminino. Pia contou que o seu primeiro contato com a bola foi na vila aonde morava na sua infância, quando ela jogava com meninos. Durante o seu tempo de explanação, a sueca relembrou a sua primeira convocação para a Seleção do seu país natal, os títulos conquistados e o prazer que foi vencer o título europeu de clubes em meio a grandes jogadoras.

Pia Sundhage participando do Webinar CBF Social Pia Sundhage participando do Webinar CBF Social
Créditos: Assessoria CBF

Nesta quinta-feira (30), Pia completa um ano à frente da Seleção, fato lembrado por Diogo Netto. A treinadora revelou que não pensou duas vezes ao dizer “sim” quando recebeu o convite para treinar a Seleção, sabendo que seria o maior desafio na sua carreira. Além disso, parabenizou a CBF pela coragem em contratar uma mulher estrangeira para a posição de comando de uma das mais pesadas camisas no futebol feminino. Toda a apresentação contou com a tradução de Ricardo Leão.

“Enquanto garota, o que eu fazia era jogar bola. Acho importante ter modelos de exemplo a seguir e no Brasil existem várias, entre elas: Marta. Um ponto em comum em todas é o trabalho duro e o amor pelo esporte. Se você ainda é jovem, o importante é se divertir e ter curiosidade. Eu fiz isso, e em um determinado eu percebi que tinha uma convocação, o que pode acontecer também com vocês”, finalizou Pia, dizendo palavras de incentivo a jovens que sonham em atuar no futebol feminino.

Ao todo, foram 20 apresentações de diversos profissionais de grandes clubes do futebol nacional. Com o tema central focado no futebol feminino, os convidados permearam por vários aspectos da categoria, desce cases de sucesso, passando por exemplos de gestão, até métodos de atividades física e iniciação profissional. Ao final, após tanto conteúdo compartilhado, tanto os participantes, quanto o público que assistiu pela CBF TV, aprenderam e enriqueceram os seus conhecimentos com todos os trabalhos expostos.

Confira o nome de todos os palestrantes do 12º Webinar CBF Social:

Pia Sundhage, Técnica da Seleção Brasileira Feminina; Romeu Carvalho de Castro, Supervisor de Futebol Feminino – Competições; Flávia Costa Oliveira Magalhães, Médica do América-MG; Amanda Storck, Gerente do Futebol Feminino no Fluminense; Karla Chaves Loureiro, Preparadora Física do Grêmio; Nina de Abreu, Coordenadora de Futebol Feminino no Atlético-MG; Alberto Dalva Simão, Diretor Executivo do Palmeiras; Bárbara Fonseca, Coordenadora do Departamento de Futebol Feminino do Cruzeiro; Mariléia dos Santos (Michael Jackson), integrante do Conselho de Craques da CBF; Alessandro Pinto, Gerente Executivo do Futebol Feminino do Santos; Olavo Dantas, Instrutor CBF Academy e CBF Social; Raphael Milenas, Diretor do Futebol Feminino do Vasco da Gama; Tatiele Silveira, Técnica da Ferroviária; Camilla Orlando, Técnica do Red Bull Bragantino; Vantressa Ferreira, Técnica do Athletico Paranaense; Aline Pereira Castro, Psicóloga do Bahia; Lilian Messias Sampaio Brito, Pesquisadora da Universidade Federal do Paraná; Eduarda Luizelli, Gerente do Futebol Feminino no Internacional; Amauri do Nascimento, Supervisor do Futebol Feminino no São Paulo; Glaucio Carvalho, Treinador/Coordenador Técnico do Botafogo; Cristiane Gambare, Diretora do Corinthians, e Milene Domingues, Embaixadora do Futebol Feminino no Corinthians.

Anexos

  • As particularidades da mulher atleta

  • Atividade Física e Sedentarismo em meninas uma análise comportamental

  • Calendário de Competições Nacionais de Futebol Feminino

  • Case do São Paulo Futebol FC

  • Case Palmeiras

  • Case SC Corinthians - Time de Recordes

  • Da Iniciação ao Profissional no Futebol Feminino

  • Formação Integral Sistêmica no Futebol Feminino

  • Futebol feminino com viés social

  • O Futebol Feminino no CR Vasco da Gama

  • O Futebol Feminino no Fluminense FC

  • Projeto Botafogo de Futebol Feminino