Em parceria com o Santos, Workshop CBF + Saúde é realizado na Vila

Em parceria com o Santos, Workshop CBF + Saúde é realizado na Vila

Programa promoveu série de palestras sobre medicina esportiva no Auditório do Estádio do Peixe na tarde da última segunda-feira (6)

Workshop CBF Social + Saúde no Santos Workshop CBF Social + Saúde no Santos
Créditos: Leandro Lopes / CBF

A primeira parte do CBF Social no Santos Futebol Clube foi encerrada nesta segunda-feira (6). No período da tarde, o projeto promoveu o Workshop CBF + Saúde e levou uma série de palestras sobre a medicina esportiva ao Auditório da Vila Belmiro. Por volta das 14h30 (de Brasília), o presidente do Peixe, José Carlos Peres, fez a abertura do evento.

Orlando Rollo, vice-presidente do clube, e Diogo Netto, gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, logo depois e antecederam a primeira palestra, do presidente da Comissão Nacional de Médicos da CBF, Jorge Roberto Pagura. O profissional falou sobre a concussão cerebral em jogadores de futebol.

Na sequência, Luiz Alberto Rosan, gerente do Departamento de Fisioterapia do Santos, falou sobre a evolução de seu ofício através da própria carreira. Após um breve intervalo, a mesa Trabalho indisciplinar no futebol recebeu Rodrigo Leitão, técnico do Sub-20 do Santos, Jorge Merouço, chefe do departamento médico do clube, Marina Vidual, psicóloga das categorias de base do Peixe, e Marcelo Takayama, fisiologista da base santista. 

Alexandre Coelho, gerente de Tecnologia da Informação da CBF, falou sobre as formas como a tecnologia são aplicadas no futebol logo em seguida. Gustavo Arliani, professor afiliado do Departamento de Ortopedia da Unifesp/chefe do Centro de Traumatologia do Esporte (CETE/UNIFESP), levou o tema mapeamento das lesões ocorridas nas competições organizadas pela CBF. 

Encerramento o dia,  Fernando Solera, presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, falou sobre o doping no futebol brasileiro. A passagem do CBF Social pela cidade de Santos se encerra nesta terça-feira (7), com o Festival de Futebol na Vila Belmiro.