Webinar CBF Social sobre psicologia é sucesso de público e interação

Webinar CBF Social sobre psicologia é sucesso de público e interação

Diversos profissionais debateram sobre a psicologia esportiva em tempos de pandemia

Webinar do CBF Social sobre psicologia foi sucesso de público e interação Webinar do CBF Social sobre psicologia foi sucesso de público e interação
Créditos: CBF

O CBF Social promoveu o primeiro Webinar na tarde desta quarta-feira (13). Totalmente online, o evento contou com a participação de pessoas de todas as regiões do país e trouxe para o debate o tema “Psicologia no Futebol em tempos de Pandemia: Humanização x Intervenção”. O encontro contou com a participação da psicóloga da Comissão de Arbitragem da CBF, Marta Magalhães, além de profissionais de grandes clubes do futebol brasileiro. Ao todo, foram 2.536 inscrições para acompanhar as palestras, com transmissão ao vivo e pico de 986 participantes simultâneos no YouTube e 220 no site da CBF. Depois disto, formou-se um grupo no Telegram com 1.232 participantes.

Durante as mais de quatro horas de conferência, os envolvidos discutiram ideias e estratégias sobre psicologia e futebol em meio a pandemia do COVID-19. Foram debatidos assuntos como consequências psicológicas, cuidados com a saúde mental, sono e mudança de humor, entre outros. Profissionais de grandes instituições, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e de clubes, como São Paulo, Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, Coritiba, Botafogo, Ferroviária, Internacional e Serra Macaense trouxeram ideias e mantiveram o debate em altíssimo nível.  

A mediação foi feita por Diogo Netto, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da CBF, e a abertura por Walter Feldman, Secretário-Geral da Confederação, e Branco, Coordenador das Categorias de Base da Seleção Brasileira. O tetracampeão mundial parabenizou os palestrantes e lembrou que o lado psicológico é importante na formação de jovens atletas, principalmente durante este momento difícil que estamos vivendo.

- Quero parabenizar todos que estão participando desse encontro. Estamos vivendo um momento difícil, de reflexão. A bola não rola mas temos que seguir compartilhando experiências em prol do melhor para nosso futebol dentro e fora de campo. O esporte mudou muito e o desempenho em campo depende também de uma série de aspectos multidisciplinares. O pilar psicológico é fundamental para a formação dos nossos jovens. Sofrem muita pressão de todos os lados. Nosso objetivo na Seleção Brasileira é formar mais que atletas, mas cidadãos. Homens e mulheres preparados para a vida. Nem todo jovem vai se tornar um atleta profissional no futuro. Sabemos disso. Por isso temos que oferecer todo suporte e apoio na base: assistência social, psicologia, pedagogia. Sempre em parceria com os clubes – falou.

Na próxima semana, o evento ocorre na quarta-feira (20), às 14h (de Brasília). O tema de debate será "Serviço Social no Mundo do Futebol em Tempos de COVID-19".

Anexos

  • Autoconhecimento

  • Autorresponsabilidade e produtividade

  • Case Flamengo elaboração de estratégias de enfrentamento com o isolamento social e cuidados com a saúde mental

  • Case Palmeiras intervenções psicológicas realizadas durante o isolamento social

  • Consequências psicológicas do COVID-19 evidências científicas e possíveis perspectivas

  • Demandas em tempos de crise

  • Efeitos pós pandemia estresse, depressão e ansiedade

  • Intervenções da psicologia da arbitragem em tempos de pandemia

  • Modalidades de intervenção psicológica em tempo de isolamento social

  • Sono e mudanças no humor

  • Case SC Internacional Apresentação do manual de saúde mental para atletas


Veja mais