CBF se reúne com o MEC e pedagogos dos clubes brasileiros para debater propostas de educação aos jogadores da base

CBF se reúne com o MEC e pedagogos dos clubes brasileiros para debater propostas de educação aos jogadores da base

Como parte do Programa Integra Brasil, encontro virtual expôs os próximos passos para melhorar a evolução educacional dos atletas.

CBF se reúne com o MEC e pedagogos dos clubes brasileiros para debater propostas de educação aos jogadores da base CBF se reúne com o MEC e pedagogos dos clubes brasileiros para debater propostas de educação aos jogadores da base
Créditos: CBF

Na última quinta-feira (18), a CBF Academy e CBF Social se reuniram, em videoconferência, com representantes do Ministério da Educação (MEC) e pedagogos dos clubes de futebol para analisar o cenário educacional dos atletas das categorias de base. A iniciativa tem vínculo com o Programa Integra Brasil, projeto governamental que prioriza a valorização dos direitos à educação dos jogadores.

No encontro virtual foram definidos os próximos passos que o projeto dará em relação à escolarização dos atletas. Entre eles está o lançamento do Grupo de Estudos denominado “Educa Ação” e a valorização dos pedagogos nas categorias de base de clubes brasileiros. Além disso, os profissionais da educação presentes exibiram 12 sugestões ao MEC para diminuir a evasão escolar de atletas da base. 

Após a troca de ideias, os integrantes concluíram que o modo como a educação é ofertada dentro de um clube influencia no rendimento profissional dos pedagogos. Ao aprofundar o debate sobre os assuntos educacionais, maior será a evolução do atleta e do profissional que o auxilia.

A videoconferência foi coordenada pelo Diretor de Recursos Humanos e da CBF Academy, Marco Dalpozzo, o Gerente da CBF Academy e CBF Social, Diogo Netto e a Consultora Pedagógica das Seleções de Base, Eliane Paim. Representando o Ministério da Educação, estiveram presentes o Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica, Professor Dr. Helber Ricardo Oliveira, o Secretário Adjunto de Educação Básica, Dr. Mauro Luiz Rabelo e o Diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito. Pelo Ministério da Cidadania, participou Alexandre Carvalho, Coordenador Geral da Secretaria Nacional de Futebol e dos Direitos do Torcedor.

Entre assistentes sociais e pedagogos, participaram da reunião online representantes do Internacional, Bahia, Flamengo, Atlético-MG, Vasco da Gama, Red Bull Bragantino, Sport Recife, Ferroviária, Juventude, Santos, Paraná, Atlético Ferroviário, Ituano, Palmeiras, Botafogo, Vitória, Canaã, Cruzeiro, Chapecoense, Fluminense, Goiás, Ponte Preta, Corinthians, Atlético Tubarão e América.

Uma nova reunião está marcada para o início de abril para dar prosseguimento ao tema.