CBF inaugura unidade do Projeto Gol do Brasil em Manaus

CBF inaugura unidade do Projeto Gol do Brasil em Manaus

Cerimônia contou com a presença do Vice-Presidente da CBF, Antônio Aquino, Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, Coordenadora de Seleções Femininas, Duda Luizelli, além da atacante Marta.

Marta marca presença no Gol do Brasil de Manaus Marta marca presença no Gol do Brasil de Manaus
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Nesta segunda-feira (29), foi inaugurada a primeira unidade no Estado do Amazonas do Projeto Gol do Brasil. Idealizado pela CBF, a iniciativa conta com o auxílio financeiro do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014, além do apoio da Federação Amazonense de Futebol (FAF), do Governo do Estado e dos municípios beneficiados. A inauguração da unidade CETI Dariana Correa Lopes, no bairro Lago Azul, na capital amazonense, contou com a presença do Vice-Presidente da CBF, Antônio Aquino, o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, a Coordenadora de Seleções Femininas da CBF, Duda Luizelli, além da atacante Marta. 

Durante a inauguração do Projeto Gol do Brasil, a atacante Marta discursou para os professores e os familiares presentes na unidade e reforçou como o esporte é um importante elo na formação de cidadãos. Após o discurso, a capitã da Seleção Brasileira aproveitou para conhecer a unidade e tirar fotos com as crianças que serão beneficiadas pela iniciativa. 

"É uma honra muito grande poder estar aqui em um momento especial, principalmente, pra gente que batalha tanto para que tenhamos oportunidades como essa de agregar o esporte com a educação. Essa é uma das ferramentas mais importantes na vida do ser-humano. Desejo que ações como essa sejam constante e peço aqui que as crianças e os jovens aproveitem essa oportunidades", exaltou Marta.

Marta marca presença no Gol do Brasil de Manaus Marta marca presença no Gol do Brasil de Manaus
Créditos: Thais Magalhães/CBF

A unidade é uma das três que o estado do Amazonas irá receber nos municípios de Manaus, Autazes e Tefé. Em parceria com o Governo do Amazonas e com a Federação Amazonense de Futebol (FAF), o projeto encabeçado pela CBF atenderá cerca de 240 alunos. Nesta semana, 40 profissionais foram capacitados e certificados com a Licença S da CBF Academy. A formação liderada pelos Coordenadores do CBF Social, Bruno Rosell e Bruno Lisboa, faz com os professores sejam aptos para atuarem com meninos e meninas entre 6 e 17 anos, em aulas de futebol, cidadania, respeito às diferenças e responsabilidade social. O objetivo central do projeto é utilizar o esporte para contribuir na formação de cidadãos.

O Gol do Brasil é uma das principais iniciativas da CBF Social que se utiliza do futebol para ensinar as 10 habilidades de vida estabelecidas pela ONU (autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com os sentimentos e o estresse, e comunicação eficaz). A iniciativa tem a previsão de atender mais de 18 mil jovens entre 6 e 17 anos de idade até 2022. Desde 2020, conta com a chancela de cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 

Marta marca presença no Gol do Brasil de Manaus Marta marca presença no Gol do Brasil de Manaus
Créditos: Thais Magalhães/CBF

 


Veja mais